TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determine a reação de neutralização e a formação de sais

Seminário: Determine a reação de neutralização e a formação de sais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

1- Defina reação de neutralização e a formação de sais.

Ácidos e base, muitas vezes são vistos como opostos, pois, dependendo da proporção em que são misturados, um anula o outro.Esse tipo de reação é conhecida como reação de neutralização.

Na reação de neutralização , o cátion H+ do ácido combina-se com o ânion OH- da base, formando água.O ânion resultante da ionização do ácido e o cátion da base formam um composto iônico denominado sal. Sais são substâncias iônicas que apresentam um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-

2- Defina solubilidade dos sais.

Muitos compostos iônicos possuem boa solubilidade em água.Dependendo da substância, haverá uma quantidade máxima dela que irá se dissolver numa certa quantidade de água - limite de solubidade.

Podemos dizer que quando a dissolução é bem perceptível, trata-se de uma substância solúvel; porém, quando é tão pequena que não conseguimos perceber, dizemos que a substância é praticamente insolúvel.Não existe um valor numérico exato que indique a fronteira do solúvel e do insolúvel.Quando houver a necessidade de dados mais precisos, é possível obtê-los em tabelas de solubilidade.

3- Defina e explique a função inorgância Óxidos.

São quatro as funções inorgânicas principais: ácidos, bases, sais e óxidos. Elas são formadas por todos os elementos quimícos que não derivam do elemento carbono.

4- Defina e explique Óxidos ácidos.

São óxidos que, quando dissolvidos em água, formam ácido correspondente..Alguns podem até não reagir com água, porém, reagem com NaOH, evidenciando assim o comportamento ácido.

5- Defina e explique Óxidos Básicos.

São aqueles que, quando dissolvidos em água, formam a base correspondente ou são capazes de neutralizar um ácido, formando salmais água.A maioria dos óxidos metálicos tem caráter predominante iônico, sendo que o oxigênio está na forma aniônica O2- . Os óxidos metálicos são geralmente básicos. Quando reagem com água, o íon O2- é transformado em OH- .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com