TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Química Analítica Quantitativa

Por:   •  14/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano[pic 1]

Curso: Licenciatura em química

Disciplina: Química Analítica Quantitativa

Docente: Fabiano de Almeida Marinho

Padronização de Solução de Ácido Clorídrico

Fabrício Bonfim de Carvalho

Geralda da Luz Nascimento

Joelson de Sousa Pereira

Leidiana Ribeiro Santos

Predson Marcelo

Petrolina-PE

2018

INTRODUÇÃO

Soluções padrão são aquelas que possuem concentração exatamente conhecida. É desejável que a concentração de tais, soluções possa ser determinada com erro inferior a 0,1%.

A preparação de uma solução requer, direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Quando o reagente com que se tem de preparar a solução é uma substância padrão primário, recorre-se à técnica direta, pesando uma fração definida ou medindo seu volume para dissolução, normalmente em solvente universal. A solução assim obtida é uma solução padrão primário.

Quando o reagente não é disponível em sua forma mais pura, como no caso da maioria dos hidróxidos alcalinos, alguns ácidos inorgânicos e várias substâncias deliquescentes; recorre-se à técnica indireta, que consiste em preparar inicialmente uma solução com concentração próxima à desejada e após, padronizá-la, isto é, determinar sua concentração exata em relação a um padrão primário adequado. A solução assim obtida será então denominada padrão secundário.

Os principais padrões primários usados na padronização de soluções de ácidos como o ácido clorídrico e o ácido sulfúrico são: carbonato de sódio (Na2CO3), carbonato de cálcio (CaCO3), oxalato de sódio (Na2C2O4), cloreto de sódio (NaCl) etc.  Assim, sendo preparamos e padronizamos duas soluções de ácido clorídrico nas seguintes concentrações;  1000mL HCl(aq)1,0mol/L e 100mL 0,1mol/L HCl(aq).

OBJETIVO

Preparar e padronizar a solução de ácido clorídrico 1,0M e 0,1M.

MATERIAIS E REAGENTES

  • Balão volumétrico de 100 e 1000 mL        
  • Indicador alaranjado de metila a 0,1%
  • Bastão de vidro        
  • Carbonato de sódio (P.P.)
  • Becker de 250 mL        
  • Ácido clorídrico
  • Bureta de 50 mL        
  • Erlenmeyer de 250 mL        
  • Funil        
  • Pipeta de 10 mL        
  • Proveta de 10 e 100 mL        
  • Balança analítica.  

PROCEDIMENTO        

  1. Através da fórmula:   calculou-se a concentração do ácido concentrado de acordo com os dados de T e d do rótulo do frasco contendo o ácido clorídrico P.A.[pic 2]
  2. Mediu-se 90mL de ácido clorídrico (d=1,18 g/mL) em uma proveta de 100mL e transferiu-se para um balão volumétrico de 1L; adicionou-se água destilada até completar o volume de 1000mL, produzindo a solução de HCl a 1M. Calculou-se a diluição.
  3. Pesou-se 1,309 g e 1,321 g de carbonato de sódio (Na2CO3) P.A., depois de dessecado a 105ºC por uma hora e passou-se  para dois Erlenmeyer de 250mL.
  4. Dissolveu-se o carbonato de sódio em 75mL de água destilada.
  5. Adicionaram-se duas gotas do indicador alaranjado de metila a 0,1% aos Erlenmeyer contendo carbonato de sódio e água destilada.
  6. Foi feita a prova em branco, contendo água destilada, duas gotas do alaranjado de metila e gotas do ácido clorídrico.
  7. Colocou-se a solução de HCl 1,0M na bureta e titulou-se a solução de carbonato de sódio até a mudança de coloração, semelhante a prova do branco.
  8. Anotaram-se os dados e calculou-se a concentração molar de ácido clorídrico.
  9. Preparou-se 100mL de HCl a 0,1M, usando a técnica de diluição.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

  1. Calculando a concentração do ácido clorídrico (HCl) com os dados contidos no rótulo, tem-se:

                                    [pic 3]

         

                             [pic 4]

  1. Após o preparo da solução de ácido clorídrico, foi feito o cálculo de diluição para que se pudesse saber se realmente era necessário 90mL de HCl para o preparo da solução de ácido clorídrico a 1,0 M, como mostrado a seguir:

                                             [pic 5]

                             [pic 6]

Podemos ver de acordo com o cálculo acima seria necessário 83,3 mL de ácido clorídrico para preparar uma solução a 1,0 M, porem sabemos que sempre devemos aferir um volume um pouco a mais do que o calculado para concentração e volume correspondente, por este motivo que o autor do roteiro sugere que seja aferido 90 ml de HCl.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (327.4 Kb)   docx (680.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com