TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças causadas por fungos

Por:   •  26/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Doenças causadas por fungos

Atualmente existem diversas doenças fúngicas diferenciados, que atacam tanto plantas e animais como o próprio ser humano, cada qual com sua característica de proliferação e formas de agir. Para os humanos, patógenos fúngicos não agem de forma tão agressiva, ou seja, não costumam evoluir para sérias complicações de saúde. Porém, quando a saúde possui certa fragilidade ou imunidade relativamente baixa, algumas espécies de fungos prejudicam de forma a poder comprometer o bem estar do indivíduo, em muitos casos, acerca de pouco período de tempo.

O grupo Asgomicetos, pertencente ao filo Asgomycota, possui algumas espécies que rompem as defesas do hospedeiro e deixam restrito o crescimento de microrganismos impedindo sua invasão. Patogênicos fúngicos como, por exemplo, Blastomyces demalis ou Paracoccidioides brasiliensis, quando liberado grandes quantidades de conídios (esporos assexuais presente em fungos), podem ser facilmente inalado por seres humanos, mesmo estes estando totalmente saudáveis, podem causas complicações nos tecidos, fazendo com que o fungo crie uma colonização e se dissemine por toda a região do corpo do hospedeiro. (PFALLER, 2014). Há outros tipos de doenças fúngicas, como:

Candidíase-  Atingem principalmente mucosas de fácil proliferação tendo como fatores pré-disponíveis, pregas úmidas como, por exemplo, mucosas volvovaginal, broncopulmonar, digestivas, bucal, entre outros. Possuem aspectos visuais parecido com placas esbranquiçadas nas regiões das mucosas. Os principais agentes patogênicos são: C. albicans; C. tropicalis; C. pseudotropicalis; C. parapsilosis.

        Paracoccidioidomicose- É uma micose profunda que ataca a regiões como meninges, braços, ossos, pulmões, pele, entre outros. Pode provocar comprometimento dos pulmões, lesões ulceradas de pele e disfunção da medula óssea. Em forma progressiva, o fungo pode levar em óbito o hospedeiro, quando não tratado adequadamente. Este tipo de doença é causado pelo fungo Paracoccidioides brasiliensis.

Dermatofitose- Micose cutânea responsável por metabolizar a queratina presente na pele, unhas e pelos. Além disso, pode causar perda de pelos, descamação e vermelhidão na pele. Essa doença também é conhecida como tinea e ataca cães, gatos e até mesmo seres humanos. Os causadores desse tipo de micose são dermatófitos dos gêneros Trichophyton spp., Microsporum spp. E Epidermophyton sp.

Esporotricose- Micose subcutânea. Ataca a pele e vasos linfáticos, além de poder atacar a região pulmonar. De início, aparecem um nódulo duro que consequentemente vai se desenvolvendo a medida que o fungo cresce. É causado por fungos como: S. brasiliensis, S. luriel, S. mexicana, S. albicans. (OLIVEIRA, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com