TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CATÁSTROFES CAUSADAS PELA ÁGUA

Trabalho Escolar: CATÁSTROFES CAUSADAS PELA ÁGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2013  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 2

CATÁSTROFE OCORRIDA EM SÃO LUIS DE PARAITINGA

Um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do período do café no Estado de São Paulo foram destruídos pelas águas que inundaram a cidade de São Luís do Paraitinga, a 140 km de São Paulo.

Fortes chuvas afetaram gravemente São Luiz do Paraitinga, cidade histórica do interior de São Paulo. Devido às constantes precipitações, o nível do rio Paraitinga, que banha a cidade, elevou-se e o rio transbordou, inundando a cidade inteira. O centro histórico de São Luiz, inclusive a igreja matriz, foi destruído. Milhares de famílias perderam suas casas e a cidade ficou isolada nos primeiros dias de 2010. Aos poucos, São Luiz do Paraitinga está se reconstruindo, mas ainda há vestígios da tragédia .

A catástrofe que se abateu sobre São Luiz do Paraitinga abriu uma importante discussão na seara da teoria e da prática da preservação do patrimônio histórico . Mais do que isso, o desastre da destruição de grande parte do conjunto histórico da cidade, aliado à vontade de reconstrução explicitada por vários setores da sociedade, nos apresenta uma oportunidade singular de atuação nesse campo.

Reconstrução, recuperação, restauração, reciclagem, reabilitação; todos os “res” voltam nesse momento, e sobre eles devemos refletir, procurar seus significados mais profundos, exatos e ricos. Mas devemos, sobretudo, procurar o significado que responda à demanda imediata de toda a comunidade afetada pela destruição da enchente e também à demanda crítica que se faz necessária num momento como esse, em relação à história das cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com