TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dos Dados as Teorias

Por:   •  21/4/2016  •  Resenha  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 4

Krisnanda Thais dos Santos

GRR20166684

Dos Dados às Teorias

                                                                                                             

UFPR - 2016

Dos Dados às Teorias

        Cada tipo de ciência que conhecemos, estuda um aspecto diferente do mundo, por exemplo, a física e a química são ciências experimentais, que estudam a matéria inanimada, e a biologia e a fisiologia, estudam as ciências da vida. A mesma procura não apenas registrar determinados fatos, mas também descobrir regularidades, entre os mesmos. Quando se estuda processos que ocorrem sob uma vasta gama de condições, verificamos frequentemente que, dentro dessa gama, certas características são constantes.

Pode-se dizer que o conhecimento científico que a ciência possui se expressa em enunciados e conjuntos de enunciados, sendo eles de relatos de observações, esquemas de classificação, leis e generalizações e teorias.

A classificação dos fenômenos é feita por meio da união de objetos e eventos, em grupos, de acordo com as suas propriedades. Sua finalidade é organizar as informações, ajudar a memória e, descrever de tal modo à estrutura e as relações das coisas que possam ser formulados enunciados gerais a respeito das mesmas. Podemos dizer que existem dois tipos de classificação, a natural e a artificial. A classificação natural procura expor a natureza verdadeira das coisas, ela agrupa os fenômenos de acordo com o que se considera ser propriedade fundamental do mesmo, as quais podem figurar generalizações que levam ao estabelecimento de leis. E uma classificação artificial divide os fenômenos com base em características facilmente observadas, superficiais. O objetivo da classificação é conduzir a formulação das leis.

As leis científicas têm duas funções: a primeira é resumir a quantidade de fatos; e a segunda habilitar-nos a prever novos fatos. As mesmas são de dois tipos: generalizações empíricas ou leis da natureza. A generalização empírica é um enunciado resultante da interferência de que o que foi observado em determinados casos de um fenômeno será observado em todos os casos, essas são distintas de uma declaração de tendência. Uma generalização empírica se converte em lei quando é incorporada em uma teoria, sendo que a lei declara um padrão estável de eventos e coisas, e a teoria assinala o mecanismo responsável por esse padrão. Leis bem confirmadas são verdadeiras por definitivo, chamadas de convenções.

        O empirismo lógico é baseado na ideia de que uma teoria científica pode ser atribuída uma estrutura tripartite que consiste em um cálculo, um conjunto de regras correspondência e um modelo. Sua finalidade é expor a estrutura lógica da teoria o mais claramente possível. O conteúdo empírico da teoria é representado por meio de um conjunto, chamado modelo.

        Os modelos podem ser classificados como representacionais, teóricos ou imaginários. O modelo representacional é uma representação física tridimensional de algo. Já o modelo teórico é um conjunto de pressupostos sobre um objeto ou um sistema, esses são os mais usados pela ciência, muitos deles são considerados legítimos.  E o modelo imaginário é um conjunto de pressupostos apresentados, não como descrição plausível de um objeto ou sistema, mas como uma descrição de como o objeto ou sistema seria se fossem satisfeitas certas condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com