TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E quanto à química?

Resenha: E quanto à química?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

E a Química??

Português, matemática, física, biologia… entre todas disciplinas cobradas nos vestibulares nenhuma delas é tão temida e muitas vezes odiada quanto química. A ciência que trata da constituição da matéria, suas propriedades, transformações e as leis que as regem, virou até música de sucesso na voz de Renato Russo, da Legião Urbana com a música “Química”. Estudar química aparece para muitos estudantes como algo abstrato e bem distante do cotidiano.

Aplicar o que é ensinado na sala de aula é muito difícil. “Química é uma matéria que você tem muitas fórmulas, mas não consegue visualizar o conteúdo”. Os jovens acreditam que a prática nos laboratórios e exemplos corriqueiros facilitam a absorção do conteúdo. “A química está nos cosméticos, nos transgênicos”. “É fundamental saber como a química é importante para a nossa vidaa.

Os professores reconhecem que ensinar química requer muita habilidade. “Além de química ser uma matéria difícil, os professores não têm preparo para dar uma aula divertida e interativa”, diz André Pimentel coordenador do curso de química da PUC-Rio. “É preciso utilizar novos recursos no computador, jogos interativos e novas metodologias de ensino os alunos vão conseguir ser atraídos pela disciplina. Se o professor ficar só no giz não vai conseguir atrair a atenção do estudante. Hoje, o aluno precisa que o assunto que está sendo ensinado seja transmitido numa forma diferente, com muita tecnologia.”

Os professores também reconhecem que precisam de recursos técnicos e muita dedicação para tornar o conteúdo mais palpável. “Eu procuro sempre pesquisar, levar novas ideias e conteúdos que tenham saído na mídia para a sala. A gente teve um acidente nuclear no Japão, depois do tsunami. Então a usina nuclear, o enriquecimento do urânio, isso tudo tem a ver com a química”, exemplifica o professor e engenheiro de produção Victor Novaes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com