TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTALPIA DE REAÇÕES QUÍMICAS

Por:   •  29/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE REGIONAL DA BAHIA – UNIRB

ALICE FRANCISCA DOS SANTOS NETA OLIVEIRA

FABIANA RODRIGUES GONÇALVES

LEZI DOS SANTOS NERI

MURILO DOS SANTOS

NATALIA AZEVEDO DE CARVALHO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

ENTALPIA DE REAÇÕES QUÍMICAS

BARREIRAS–BA

2019

ALICE FRANCISCA DOS SANTOS NETA OLIVEIRA

FABIANA RODRIGUES GONÇALVES

LEZI DOS SANTOS NERI

MURILO DOS SANTOS

NATALIA AZEVEDO DE CARVALHO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

ENTALPIA DE REAÇÕES QUÍMICAS

Relatório apresentado ao Curso de Farmácia da Faculdade Regional da Bahia-UNIRB, como requisito parcial para obtenção da nota parcial de Físico-Química.

Orientador: Prof. Enoc Lima do Rego

 

BARREIRAS–BA

2019

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVOS        4

3.        MATERIAIS E METODOS        4

3.1.        METODOS        4

3.2.        MATERIAIS        4

3.3.        REAGENTES        4

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        5

5.        CONCLUSÃO        8

6.        REFERÊNCIAS        8

7.        ANEXOS        9

  1. INTRODUÇÃO

Reações químicas acontecem por causa de uma liberação ou absorção de energia. Quando um vaso com água fica exposto à temperatura ambiente, ela permanecerá menos fria, pois a água que está no vaso absorve a energia, havendo um equilíbrio entre a energia do vaso interna com a sua vizinhança externa. Embora possa acontecer da quantidade de energia ser imperceptível essa liberação ou absorção acontecerá mesmo assim. (MAGALHÃES et al, 2009). 

Sempre acontecerá uma reação química no sentido do corpo mais quente para o corpo mais frio. Isso ocorre por conta de o corpo com temperatura mais elevada ter uma energia maior, e o corpo frio incide o contrário havendo uma menor energia. Sendo assim toda vez que ocorre reação os corpos têm uma tendência a se equilibrarem, havendo uma maior doação de energia do corpo que possui maior energia para o que tem menos energia atingindo com isso o equilíbrio. (ATKINS, 2006).

Quando a energia dos produtos for inferior a energia dos reagentes, haverá uma liberação de calor, em forma de calor sendo conhecida essa reação como exotérmica. Quando acontece o inverso, onde a energia dos produtos for maior que a energia dos reagentes, o sistema absorverá energia da vizinhança, sendo chamada de uma reação endotérmica. Sendo usada o conceito da Lei de conservação de energia, onde a quantidade de energia liberada ou absorvida sempre irá anunciará a variação da energia da reação química.(ATKINS, 2003).

Por meio da entalpia, que é um emprego de estado de um sistema, podemos calcular o calor envolvido em transformações isobáricas, pois a alteração de entalpia nessas modificações é numericamente idêntica à quantidade de calor transferida entre sistema e vizinhança. A quantidade de calor absorvida por um sistema (q) é um número positivo, porque neste caso o sistema absorve calor das vizinhanças, já a quantidade de calor liberada pelo sistema é um número negativo, ou seja, o fluxo de calor está no comando oposto, quando o sistema perde calor para as vizinhanças. Com isso, a entalpia de um sistema, é uma função de estado, constituindo o valor de ∆H dependendo apenas das entalpias do estado final e inicial, consistir em qual for o caminho percorrido pela reação. (MAGALHÃES et al, 2009).

Portanto, é necessário ter o conhecimento sobre a Lei de Hess, podendo ser feita através de reações algébricas, além do mais, fica muito mais simples muito o trabalho de tabelar as variações de entalpia das reações extinguindo a precisão de uma enorme lista de todas as possíveis reações e seus correspondentes valores de ∆H. (ATKINS, 2006).

  1. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos sobre entalpias, tais como sua unidade de medida, os tipos de calores que uma entalpia pode ter, variação de entalpia, tabelas relacionando valores com substâncias, entre outros, visando um melhor entendimento e objetividade deste fenômeno.

  1. MATERIAIS E METODOS

A prática foi realizada no laboratório de Físico-Química da faculdade Regional da Bahia-UNIRB da disciplina de Físico-química, foram realizados o experimento de Entalpia de Reações químicas. 

  1. METODOS

Com o auxilio de uma pipeta, em tubos de ensaio individuais, foi adicionado 3 ml  dos seguintes ácidos: Solução de Acido Sulfúrico diluído (H2SO4), Solução de Acido Nítrico Diluído (HNO3), Solução de Hidróxido de Sódio Diluído (NaOH). Em seguida foi inserido um termômetro nos 3 tubos e registrado a temperatura. No fim foi adicionado 3 mL de solução de hidróxido de sódio (1,0 mol/L) em cada um, agitado e observado a temperatura da solução.

  1. MATERIAIS

  • Pipeta Volumétrica
  • Pera
  • Béquer
  • Tudo de Ensaio
  • Termômetro
  • Capela de Exaustão
  • Luvas
  • Óculos de Proteção
  1. REAGENTES

  • Solução de HCl diluído  (1,0 mol/L)
  • Solução de H2SO4 diluído (1,0 mol/L)
  • Solução de HNO3 diluído (1,0 mol/L)
  • Solução de NaOH 40 g/L (1,0 mol/L)
  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na prática de entalpia de reações químicas, teve como objetivo no primeiro experimento calcular o calor da dissolução, que corresponde a variação da entalpia observada da substância em solvente suficiente para se considerar a solução como diluída, a cada vez que for adicionando mais solvente na solução não vai ter alteração no seu estado térmico.

Uma solução química pode ser definida como uma mistura homogênea, pois, quando se mistura um sólido em um liquido pode ocorrer em alguns casos, que a temperatura aumentar ou diminuir.  Como na mistura de hidróxido de sódio em água, a temperatura da solução aumentou isso acontece devido a mistura da dissolução de um sólido num liquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (464.6 Kb)   docx (327.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com