TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos de magnésio, cálcio, estrôncio e bario

Relatório de pesquisa: Elementos de magnésio, cálcio, estrôncio e bario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 2

Mg2+ + 2OH ↔ Mg(OH)2(s)

INTRODUÇÃO

Os elementos magnésio, cálcio, estrôncio e bário pertencem ao grupo II da tabela periódica apresentando configurações eletrônicas similares. Isto é devido à semelhança de suas propriedades.

CÁTIONS DO GRUPO II

Os íons magnésio apresentam-se incolores em soluções, seus sais são de caráter iônico, brancos ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido. O hidróxido de magnésio é o menos solúvel. A alta solubilidade de muitos compostos de magnésio é atribuída ao pequeno tamanho do íon Mg2+,o que favorece a sua hidratação. O cálcio é o elemento mais abundante dos metais alcalinos terrosos.

Seus compostos menos solúveis são os carbonatos e oxalatos. Os sais de cálcio dão à chama do bico de Bunsen uma coloração vermelho tijolo. O estrôncio devido a sua posição na tabela periódica, possui propriedades intermediárias entre o cálcio e o bário. Seus sais dão a chama do bico de Bunsen uma coloração vermelho carmim.

O bário é o elemento mais pesado destes quatro elementos e seus íons são muito tóxicos. O cromato de bário é o menos solúvel.

Os sais de bário apresentam uma coloração verde à chama do bico de Bunsen.Todas as soluções dos íons desse grupo são incolores e seus sais apresentam caráter iônico e são brancos ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido.

Embora solúveis em água, os nitratos de estrôncio e bário podem ser precipitados pela adição de ácido nítrico concentrado.Os íons dos metais alcalinos terrosos não hidrolisam significativamente em solução e seus íons são bivalentes.

Os hidróxidos de cálcio, estrôncio e bário são considerados bases fortes. Cálcio, estrôncio e bário formam carbonatos insolúveis em solução alcalina.

O magnésio não precipita com hidróxido em presença de excesso de íons amônio que reduzem a concentração dos íons hidroxila a um valor tal, que o produto de solubilidade do hidróxido de magnésio não é atingido. Por razões semelhantes, o carbonato de magnésio não precipita na presença de excesso íons amônio. Tudo anteriormente comentado permite separar os íons Mg2+ de Ca2+, Sr2+ e Ba2+.

REAÇÕES DOS ÍONS DO ÍONS DO GRUPO II

MAGNÉSIO

Teste de chama

Os sais de magnésio não proporcionam nenhuma coloração à chama do bico de Busen. Assim, o teste de chama não funciona para identificação dos íons deste elemento.

Reação com hidróxido de sódio (base forte)

Os íons magnésio podem ser identificados através da reação com base forte, ou seja, em meio alcalino. Ocorre a formação de um precipitado gelatinoso de hidróxido de magnésio como mostrado na reação abaixo:

Mg2+ + 2OH ↔ Mg(OH)2(s)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com