TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos químicos

Relatório de pesquisa: Elementos químicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Relatório de pesquisa  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

No modelo atômico de Bohr o átomo e representado por níveis de energia. O elétron descreve uma orbita circular ao redor do núcleo sem ganhar ou perder energia. O elétron fica excitado ao receber energia mudando de camada, indo para uma mais energética. Se a fonte de energia é retirada o elétron volta para sua camada liberando uma energia em forma de luz. Essa luz emite radiação que forma o espectro de linhas, funcionando como uma impressão digital do elemento químico.

O teste de chama ocorre quando um elemento químico é colocado na chama do bico de Bunsen e este emite uma radiação visível. Só é possível enxergar este fenômeno por que elétrons foram excitados. Desse modo podemos identificar os elementos através de sua cor característica.

OBJETIVO:

Identificar quais são os elementos químicos presentes em uma determinada amostra através do teste de chama.

MATERIAIS:

Tubo de ensaio;

Béquer;

Alça metálica;

Bico de bunsen;

Água destilada;

HCl, Ba, K, Na, Cu, Sr.

PROCEDIMENTO/ METODOLOGIA:

Foi emersa a alça metálica no ácido clorídrico, depois na água destilada e levada à chama para secagem. Após este procedimento a alça metálica foi emersa em tubos de ensaio com uma determinada solução e levada à chama do bico de Bunsen para reconhecimento da cor específica do elemento químico.

RESULTADOS:

Foi observado que quando colocado o elemento Bário (Ba) na chama, esta apresentou uma coloração amarela. O elemento potássio (K), quando colocado na chama apresentou uma coloração lilás. O elemento sódio (Na), quando colocado na chama apresentou uma coloração laranja. O elemento estrôncio (Sr), quando colocado na chama apresentou uma coloração vermelha. O elemento cobre (Cu), quando colocado na chama apresentou uma coloração verde.

DISCUSSÃO:

Apesar do teste de chama ter sido realizado corretamente, alguns elementos apresentaram cor diferente da esperada. Elementos como o Sódio, em que era esperada a visualização da cor amarelo forte, apresentou cor laranja e o Bário, o qual deveria possuir cor verde foi visualizada a cor amarela foram o que tiveram desvio na sua coloração.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que mesmo que o procedimento tenha sido executado de forma correta, há sempre a possibilidade da ocorrência de erros. Estes erros podem ocorrer por diversos motivos, como por exemplo, o fato de a haste não estar completamente limpa, a solução ou existir algum tipo de contaminação nos elementos utilizados para realizar o teste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com