TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos, Compostose Misturas

Por:   •  4/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Elementos, compostos e                                  misturas

Integrantes: Camili Gomes Pereira

Diandra Silveira Machado

Curso: farmácia

Professor:  Leonardo Moreira

Química geral experimental

1.Introdução

Todas as substâncias puras apresentam individualmente diversas propriedades específicas. Quando tais características podem ser percebidas pelos sentidos humanos recebem o nome de propriedades organolépticas sendo elas: cor, brilho, odor, sabor e textura.

A densidade é a razão entre a massa de um material e o volume ocupado por ele. Isso significa que a densidade é uma propriedade específica de cada material e pode ser calculada para líquidos, sólidos ou gases por meio da seguinte fórmula:

[pic 2]

Solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS) é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido, e expressa-se em mols por litro, gramas por litro ou em porcentagem de soluto/solvente. Esse conceito também se estende para solventes sólidos.

Na solubilidade, o caráter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.

Mistura é uma associação de duas ou mais substâncias diferentes. A maioria dos materiais encontrados na natureza não são substâncias puras, e sim misturas de mais de um tipo de molécula na sua constituição. As espécies químicas presentes na mistura são denominadas componentes.

Quando desejamos separar os componentes de uma mistura devemos usar processos específicos que são definidos de acordo com alguns fatores, como:

- O tipo de mistura: homogênea ou heterogênea.
- Seu estado físico: sólido, líquido ou gasoso.
- As propriedades físicas dos materiais que constituem a mistura: pontos de fusão e ebulição, densidade e solubilidade.

“Um composto é uma substância (...) que consiste de dois ou mais elementos diferentes com seus átomos presentes em uma proporção definida. A água, por exemplo, é um composto de hidrogênio e oxigênio, com dois átomos de hidrogênio para cada átomo de oxigênio. Qualquer que seja a fonte de água a composição é a mesma: de fato, uma substância com uma razão diferente entre átomos não seria água!” (ATKINS, 2001)

2.Objetivo

  • Diferenciar substâncias a partir da comparação de suas propriedades organolépticas;
  • Determinar a densidade por deslocamento de uma amostra;
  • Verificar a solubilidade de substâncias em determinados meios;
  • Analisar a separação de componentes de uma mistura baseada na diferença de solubilidade e solubilidade seletiva.

3. Procedimento experimental

  • Experimento  I : propriedades organolépticas

   Foram colocadas as substâncias água, cloreto de sódio, etanol, acetona e       naftaleno em tubos de ensaio, para serem observadas suas características organolépticas

  • Experimento  II : densidade por deslocamento

Com o auxílio de uma balança registrou-se as massas de amostras de zinco fornecidas, colocou-se cada amostra de zinco em uma proveta 10,0 mL contendo água suficiente para cobrir a amostra e depois calculou-se o volume dos objetos a partir da diferença dos volumes do conteúdo de água no tubo de ensaio antes e depois da amostra ser colocada. E em seguida, calculou-se suas respectivas densidades, erro absoluto e erro percentual, para serem comparados os graus de pureza das amostras.

  • Experimento III : solubilidade

Determinou-se se cloreto de sódio, naftaleno, enxofre e iodo são solúveis em água, adicionando alguns mg, com auxílio de uma espátula, em 3 mL de solvente contido em tubo de ensaio. Agitou-se o tubo de ensaio com pequenas batidas na palma da mão, repetiu-se a etapa anterior utilizando etanol como solvente. Foi determinado, também, se a acetona é solúvel nos dois solventes acima, pela adição de algumas gotas do líquido a 3ml de solvente, para análise da solubilidade.

  • Experimento IV : separação dos componentes de uma mistura

1) em um bécher de 50 mL adicionou-se alguns gramas de cloreto de sódio e carbonato de cálcio, misturou-se e foi adicionado 10 mL de água e agitou-se com um bastão de vidro por aproximadamente 10 segundos, a mistura foi filtrada e recolheu-se o filtrado em bécher, foi evaporado o filtrado cuidadosamente e examinado o resíduo formado, transferiu-se o sólido obtido no papel de filtro para um tubo de ensaio e foi adicionado algumas gotas de HCl 2,0 mols/L.

2) foram adicionados alguns cristais de iodo a 5mL de água, e adicionado em seguida 1 mL de clorofórmio, agitou-se a mistura. Este procedimento é conhecido como extração, para comparar intensidade de cor das duas fases.

4. Reagentes, aparelhagens e vidrarias

  • Reagentes:

- Água destilada

-Nacl

-Etanol

-Acetona

-Naftaleno

-Zinco

-Enxofre

-Iodo

-CaCO3

-HCl 2,0 mols/L

-Clorofórmio

  • Materiais:

- 05 Tubos de ensaio

-01 papel filtro

-01 vidro de relógio

-01 bécher

-01 pipeta graduada

-01 funil

-01 pipeta Pasteur

-01 espátula

-01 proveta 10 mL

-01 bastão de vidro

  • Aparelhagem:

-01 placa aquecedora

-01 balança

-01 suporte universal

-01 argola

5. Resultados e discussões

  • Experimento  I : propriedades organolépticas

Substância

Coloração

Odor

Estado físico

Características físicas

Água

Incolor

Inodora

Líquida

-

Cloreto de sódio

Branco

Inodoro

Sólido

granuloso

Etanol

Incolor

    fraco e característico

Líquido

-

Acetona

Incolor

forte e característico

Líquido

-

Naftaleno

Branco e possui brilho

forte e característico

Sólido

Granuloso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (373.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com