TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia orgânica

Por:   •  3/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 4

Comentários sobre os tipos de energia

SOLAR

Energia proveniente dos raios solares captados por painéis fotovoltaicos, considerada limpa. Mesmo que o preço dos painéis esteja diminuído, de não existir poluição durante a captação e do potencial brasileiro em relação a essa energia ser promissor ainda assim a energia solar ainda polui com a extração da sua matéria prima (silício), não obtém energia durante a noite, precisa de condições propícias, o valor dos painéis permanece numa faixa de preço não muito acessível e o armazenamento não é tão eficiente quanto o de outras energias, porém continua sendo uma alternativa viável em nosso país que possui a grande maioria das condições para a obtenção da energia solar.

EÓLICA                                                                                                                                                                                                            Obtida através da força dos ventos sobre as hélices, possui um caráter inesgotável não agressor do meio ambiente, gera empregos em regiões mais interioranas, cria independência dos combustíveis fosseis, além de ser muito barata graças a sua manutenção a cada seis meses e sua reposição de gastos no mesmo tempo, assim como a energia solar possui uma intermitência e necessita de condições apropriadas para captação ,impacto sobre as aves do local e impacto sonoro das turbinas (43dB(A)).

GEOTÉRMICA

A energia geotérmica é obtida através do calor proveniente do interior da Terra, esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade. É considerada uma das energias mais limpas e fiáveis, porém Ainda não há no Brasil 

MAREMOTRIZ

É produzida por meio dos desníveis do mar, correntes marítimas .Com instalações de barragens e de geradores é possível  a produção da energia. Para que haja produção de energia. é necessário a construção de barragens, para a saída e entrada de água .

Essa é uma boa alternativa para a produção de eletricidade, já que a energia das marés é uma fonte limpa e renovável.

HIDRELÉTRICA

É muito utilizada no Brasil e apesar de produzir uma boa quantidade de energia, ser renovável, ter um custo operacional baixo e não emitir gases poluentes significativos a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.

 NUCLEAR

É considerada uma fonte de energia limpa, já que a sua matéria prima apenas libera energia em forma de calor através de uma fissão nuclear, ela rende muito mais que outros combustíveis e sem gerar gases tóxicos, mas se o descarte dos resíduos não for realizado de maneira correta pode liberar material radioativo para o solo oferecendo grande risco de contaminação.

BIOMASSA

A energia de biomassa é obtida pela combustão de materiais orgânicos. Quando se queima uma matéria orgânica ela libera gás carbônico, mas esse gás carbônico é absorvido pelas plantas por fotossíntese fazendo assim da energia de biomassa uma fonte de energia limpa. A biomassa é considerada uma fonte renovável, por que a matéria orgânica produzida pela natureza não é extinta e deverá ser uma fonte de energia bastante utilizada no futuro próximo. É importante ressaltar que se deve ter um amplo controle sobre as áreas desmatadas, por isso a preocupação ambiental, mais do que nunca, deve ser prioridade na utilização da biomassa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com