TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino EAD

Por:   •  20/11/2016  •  Dissertação  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

O ensino a distância EAD possibilita o acesso a cursos de formação acadêmica, treinamentos e qualificações a pessoas que não dispões de tempo, para deslocar diariamente até um campus universitário ou um prédio escolar. Esse método de ensino surge a cada dia, com mais novidades tecnológicas oferecendo metodologias e recursos disponíveis que favorecem pessoas que possuem baixa renda, por apresentarem baixo custo dos cursos oferecidos.

Para que a possibilidade de acesso do ensino à distância se torne realidade a todos, proponho as seguintes ações:

Ação um (governamental): Construção de laboratórios de informática para pessoas de baixa renda, que não dispões de acesso a tecnologias, visando que os baixos números de computadores dos laboratórios de informática das escolas públicas, não acomodam todos os alunos. Essa ação deve ser realizada por órgãos governamentais. Devido ao alto preço dos equipamentos como os computadores, isto impossibilita pessoas carentes a terem acesso a conhecimentos, disponíveis na rede. Localizadas em regiões de difícil acesso e desfavorecidas de investimentos governamentais e de empresas privadas de tecnologias, algumas regiões brasileiras não possuem acesso à internet, não apenas por possuírem baixa renda e sim também, por simplesmente não receberem essa tecnologia em suas casas.

Ação dois (disciplina pessoal): Matricular-se no ensino a distancia EAD requer disciplina e dedicação, a rede contribui com a comunicação e disponibilização de recursos para a aprendizagem, esses recursos são estudados por pessoas que não estão próximas de seus professores e precisam interagir entre eles. Participar dos ambientes virtuais de aprendizagem traz construção social e de conhecimento, sendo de suma importância todos os alunos do EAD contribuir com a troca de informações e esclarecimentos de dúvidas nas comunidades sociais. O ensino a distância não funciona se não houver a participação objetiva dos seus alunos.

Relacionando as duas ações descritas acima, deve-se disponibilizar o acesso a tecnologia gratuita para pessoas de baixa renda, mas não apenas isso, para que o EAD funcione, sem insucessos e exclusões, esse tipo de modalidade de ensino deve ser escolhido por pessoas disciplinadas e dedicadas, essas devem participar dos fóruns de discussões e contribuir com artigos e trocar informações. É importante unir as duas ações, pois uma sem a outra não funciona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com