TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mediação Pedagógica no Ensino EAD

Por:   •  15/8/2019  •  Resenha  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

Após a leitura do texto Cibercultura: Redes Educativas e práticas cotidianas, de autoria das professoras Rosemary Santos Santos e Edméa Oliveira Santos, responda às seguintes questões:

1)    Qual a relação entre ciberespaço, cibercultura e ambientes virtuais de aprendizagem?

2)  Dê sua opinião sobre a importância da Interatividade na aprendizagem online

Procurem articular esses elementos com a ideia de uma cultura digital – cibercultura - em que novos processos de comunicação e informação afetam, por seu turno, processos de aprendizagem.

A distribuição, capacidade de produzir e reconfigurar as informações são os termos primordiais da cibercultura. Esse desafio, a partir das novas tecnologias digitais, faz o professor repensar o seu papel e trazê-las a sua prática docente, articulando essas informações. Assim, tornando o aluno ativo em relação à produção do conhecimento e não um depósito bancário.  Estas ferramentas podem colaborar na educação, desde que não sejam usadas de maneira descontextualizada.

Essa interatividade na aprendizagem online abre novas possibilidades para alunos e professores, indo além das barreiras físicas e o acesso limitado aos recursos existentes utilizando os ciberespaços. Desta maneira, colocando o mundo acessível em suas mãos, literalmente. Em um mundo complexo e veloz, a tecnologia propõe novos desafios ao nosso sistema educacional. Um espaço para pensar a educação na contemporaneidade, refletir sobre o mundo digital e sua interferência decisiva na condição humana. Isto posto, é propor à reflexão-ação atribuindo novos elementos à prática diária do professor e ao desenvolvimento do ensino.

Logo, quando usamos um ambiente virtual de aprendizagem podemos levar a atividade educacional para fora da sala de aula. Quando examinamos como o aluno interage e atua em seu processo de aprendizagem, podemos conhecer suas experiências, os assuntos que lhe aproximam e distanciam. Desta maneira, podemos oferecer conteúdo e atividades para atender às suas realidades particulares. Os AVA´s permitem essa práxis: os roteiros de aprendizagem e os livros didáticos digitais são exemplos. Os discentes podem seguir uma ou outra unidade, em uma ordem ou em outra.

Esta maleabilidade, possível somente em ambientes virtuais, retrata uma potencialidade capaz de atender à diversidade humana e às múltiplas identidades culturais, além de trabalhar inúmeros gêneros discursivos na pós-modernidade. Terminamos, então, o texto com uma reflexão apresentada no texto: “Cibercultura: redes educativas e práticas cotidianas ‘:

A dinâmica dos ambientes online é capaz de criar redes sociais de
docência e aprendizagem, pois permite experiências significativas
de aprendizagem nos diferentes espaçostempos da cibercultura,
assim, outras e novas redes educativas vão emergindo e inspirando
novas práticas cotidianas. SANTOS (2012, p. 180)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LEMOS, A; LÉVY, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia.
São Paulo: Paulus, 2010.

SANTOS, E. O. Cibercultura: o que muda na educação. Entrevista ao programa
Salto para o Futuro. TV Brasil. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=119> Acesso
em 27 de julh. de 2019

SANTOS, Rosemary. Cibercultura: redes educativas e práticas cotidianas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com