TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo EAD No Ensino Superior

Trabalho Escolar: Artigo EAD No Ensino Superior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  3.156 Palavras (13 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 13

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Resumo

Com a crescente procura pela Educação a Distância, a mesma tem se expandido muito, por isso, este artigo científico tem como finalidade apresentar de forma objetiva alguns conceitos importantes da Educação a Distância, apresentando seu histórico e como ela é utilizada, mais especificamente para cursos relacionados ao ensino superior. Finalmente falaremos um pouco sobre as gerações da EAD e os diversos tipos de tecnologias utilizadas.

Palavras-chave: Educação a Distância. Histórico. Ensino Superior. Gerações.

.

A DISTANCE LEARNING IN HIGHER EDUCATION

Abstract

With the growing demand for distance education, it has greatly expanded, so this research paper is to present an objective manner some important concepts of Distance Education, with its history and how it is used more specifically for courses related to higher education. Finally we will talk a little about the generations of ODL and the various types of technologies used.

Keywords: Distance Education. History. Higher Education. Generations.

1 Introdução

Atentando à grandeza do Brasil e o grande número de indivíduos que desejam conquistar uma graduação, a Educação a Distância (EAD) pode ser considerada como solução na vida de muitas pessoas. A EAD fornece ao aluno recursos importantes tanto quanto é oferecido no sistema de educação presencial.

O uso da tecnologia para o processo de ensino aprendizagem é evidente, e uma das formas onde mais se pode observar a ligação da tecnologia com o ensino é na Educação a Distância, que tem crescido muito no Brasil, conquistando cada vez mais o seu valor e é procurada por muitos principalmente quando se trata de ensino superior, é um meio que surgiu para proporcionar a graduação de estudantes que muitas vezes não têm tempo e nem condições de concluir um curso presencial, onde é preciso dispor de mais tempo e na maioria das vezes o custo também é significativamente maior.

Conforme Maia e Mattar (2007):

O crescimento do mercado de educação a distância (EAD) é explosivo no Brasil e no Mundo. Dados estão disponíveis por toda parte: cresce exponencialmente o número de instituições que oferecem algum tipo de curso a distância, o número de cursos e disciplinas ofertados, de alunos matriculados, de professores que desenvolvem conteúdos e passam a ministrar aulas à distância, de empresas fornecedoras de serviços e insumos para o mercado, de artigos e publicações sobre a EAD, crescem as tecnologias disponíveis, e assim por diante.

A EAD é uma modalidade de ensino onde o processo de ensino aprendizagem é dado por meio de recursos tecnológicos de informação e comunicação, que permite a realização das atividades de professores e alunos em tempo e lugares distintos. A oferta da EAD se sujeita a atender as necessidades e a grande demanda por cursos de graduação, permitindo uma formação flexível e mais rápida. Notando tal importância é que o tema deste artigo será a Educação a Distância no ensino superior

2 Conceitos de Educação a Distância

A educação a distância é um meio de compartilhar conhecimentos e habilidades, instruindo um imenso número de alunos em um mesmo período de tempo, permitindo a cada um estudar nos horários que mais convém. De acordo com Peters (2001):

A educação a distância é um método racional de partilhar conhecimentos, habilidades e atitudes, em que se aplica a divisão de trabalho, os princípios organizacionais industriais e o uso extensivo de meios de comunicação, o que torna possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo.

Não existe uma determinada forma para se definir a EAD, mas suas principais características são:

• Separação do aluno e professor, temporal e espacialmente;

• O estudo acontece de forma independente, onde o aluno possui total controle sobre o seu aprendizado;

• Comunicação bidirecional entre professor/tutor e aluno;

• A EAD permite alguns encontros presenciais para aulas práticas, provas, e outras atividades;

• Equipes atuam por meio de redes, permitindo o atendimento de muitos alunos ao mesmo tempo.

Conforme Rodrigues e Schmidt (2010, p. 17):

A EAD é uma modalidade de ensino flexível e centrada no aluno. O sucesso nos estudos depende de um planejamento rigoroso, de organização do tempo para os estudos individuais, da interação constante entre professores, tutores e colegas, da interatividade com o material didático disponibilizado em rede e da disposição do estudante para construir conhecimentos.

A expressão educação a distância possui diversas formas de estudo, as quais são realizadas em diferentes níveis, sob a supervisão de um tutor, que se fazem presente com os seus alunos na sala de aula ou em qualquer outro local. (HOLEMBERG, 1977)

Para Llamas, a EAD é uma estratégia da educação, que tem como base a aplicação da tecnologia à aprendizagem, por isso não tem limites de lugar, idade ou tempo. (et al. ALVES; ZAMBALDE & FIGUEIREDO, 2004).

Portanto, a Educação a Distância é uma modalidade de ensino que permite que professores e estudantes se comuniquem e interajam sem que haja contato físico, como acontece nas aulas presenciais, o que dá a oportunidade de superar obstáculos de tempo e espaço utilizando diferentes recursos tecnológicos. Segundo Rodrigues e Schmidt (2010, p. 15):

Na atual fase de desenvolvimento da EAD, a interligação (conexão) entre as partes se dá por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet, mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax, o iPod, entre outras. Essas tecnologias permitem que pessoas de diversos pontos do país e até mesmo do planeta se encontrem, troquem informações, conhecimentos e experiências e até mesmo desenvolvam relações amistosas e cooperativas.

A Educação a Distância está crescendo cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com