TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro Licenciatura em Biotecnologia

Por:   •  18/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

23 Outubro

[pic 4]

Profº. Drº. Rui Antunes[pic 5]

Instituto Politécnico de Setúbal

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro

Licenciatura em Biotecnologia

2019 / 2020


[pic 6][pic 7]

Índice

  1. Resumo…………………………………………………………………………..3        
  2. Introdução………………………………………………………………………..4    
  3. Parte Experimental………………………………………………………………6

a.  Material……………………………………………………………………….6

b.  Equipamento…………………………………………………………………7

c.  Reagentes……………………………………………………………………7

d.  Segurança……………………………………………………………………8

e.  Procedimento experimental………………………………………………...8

4.Resultados Experimentais……………………………………………………….11

     4. Tratamento de dados…………………………………………………………….12

     5. Conclusão…………………………………………………………………………15

     6. Bibliografia…………………………………………………………………………16

     7. Anexos……………………………………………………………………………..16

Resumo

O principal objetivo deste trabalho era o apreender de métodos de preparação dos diferentes tipos de soluções padrão de forma a poder ser utilizado em práticas posteriores, seguindo todas as regras de segurança, assim como também os respetivos pré e após cálculos associados à atividade, se necessário. Esta atividade também veio a facilitar ao hábito em trabalhar em laboratório no que diz respeito das técnicas de análise, da mesma forma as regras de armazenamento de soluções, calibração de equipamento, preparo quantitativo e organização dos materiais utilizados. e por último, ainda foi-se verificar como se reage as soluções preparadas com alguns indicadores de pH (solução de fenolftaleína e de indicador universal).

   Na preparação da solução aquosa de NaOH de concentração aproximada de 0,1 mol/L, com um volume de 100 mL, tivemos que calcular previamente a massa do sólido (fórmula 1 e 2), NaOH e então foi se pesar na balança a quantidade necessária do mesmo, em seguida com um pouco de água destilada já dentro do recipiente da solução introduziu-se lá o NaOH, mexeu-se até ficar homogêneo e por fim adicionou-se o resto de água destilada até à marca dos 100 mL.

   Na preparação de solução aquosa de HCl, concentração de 0,1 mol/L de 100 mL, neste preparo foi realizado de maneira diferente, pois o HCl que foi utilizado encontrava-se em estado aquoso, e com uma concentração inicial de 2 mol/L, assim ao invés de se calcular a massa, calculou-se o volume que se teria que retirar da solução inicial (fórmula 3). Após este passo, com uma pipeta volumétrica e a pompette retirou-se o volume necessário e inseriu-se no recipiente respetivo, onde já tinha um pouco de água destilada, por fim adicionou-se o resto de água destilada até à marca dos 100 mL.

   Na preparação da solução aquosa de NaCl, concentração de 0,1 mol/L de 100 mL, o procedimento é basicamente o mesmo que na preparação da solução aquosa de NaOH de concentração aproximada de 0,1 mol/L, com um volume de 100 mL.

   Posteriormente com o uso dos indicadores de pH, realizou-se dois ensaios para cada solução, em que se pipetou-se 2 mL de cada solução para os tubos de ensaio, colocou-se 3 gotas da solução de fenolftaleína, no primeiro ensaio e depois 3 gotas de indicador universal, no segundo ensaio e observou-se os resultados e registou-se.

Introdução

   Na natureza raramente conseguimos encontrar substâncias puras. Tudo aquilo que nos rodeia é constituído por pequenos sistemas  formados por mais de uma substância, as misturas. As misturas homogéneas têm o nome de soluções.  Essas são constituídas por duas ou mais componentes.

O  soluto  é a substância que contem menor quantidade na solução diluindo-se no solvente , sendo este o inverso do soluto, encontrando se assim em grandes quantidades na solução. As substâncias quando misturadas podem se encontrar no estado, sólido, líquido ou gasoso. Assim como, os seus componentes, as soluções da mesma forma pode apresentar se nesses estados, isto tendo em conta, alguns  fatores: a sua composição, quantidade, a natureza do solvente e do soluto, a sua concentração, ou seja, a composição quantitativa da solução.

   No que diz respeito, às soluções sólido-líquido ou gás-líquido, o líquido é solvente e outro componente (sólido ou gás) é o soluto, por norma. Nas de líquido-líquido, a substância que se encontra em grande quantidade é o solvente, quando estas têm a mesma quantidade o solvente será o componente mais volátil.  

   A preparação de uma solução líquida a partir de um sólido, líquido ou gás, é necessário ter conhecimento das fórmulas da concentração e da quantidade de matéria, como trabalhar com a balança analítica e com material de vidro a ser utilizado na preparação e também como fazer os pré-cálculos.[pic 8]

c = n/v e m = n × M

[pic 9]

        Legenda: c= concentração, mol/L

                                n= quantidade de matéria, mol

                                v= volume, litro

                                m= massa, g    

                                M= massa molar, g/mol

   Nesta atividade , vai haver dois tipos de dissolução, uma a partir  do sólido, é necessário determinar a massa do soluto, que é previamente calculada, isto dependendo do volume do solvente e da concentração final da solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (314 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com