TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos em Química

Artigo: Experimentos em Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

No experimento com chama, foram testadas oito amostras de sais iônicos afim de se verificar a coloração obtida de cada amostra.

Ao realizar os experimentos, observou-se que quanto maior o caráter covalente dos sais, mais vivas e coloridas eram as chamas obtidas, ou seja, quanto maior a reatividade do metal presente no sal, mais intensa será a cor de sua respectiva chama, sendo assim o sal cloreto de sódio (NaCl), apresentou uma coloração amarela enquanto o cloreto de estrôncio (SrCl2), apresentou uma coloração bem forte em vermelho.

Já no experimento seguinte, em um béquer, foram adicionados água destilada e algumas gotas de fenolftaleína, e por fim uma amostra de sódio metálico para que pudesse ser demonstrado a alta reatividade de metais alcalinos com água, e foi verificado após a inserção deste, que a amostra libera grande quantidade de gás hidrogênio (H2) da água, consequentemente deixando a solução básica (água destilada +NaOH), alterando a cor da mesma devido ao indicador ácido-base presente no meio.

No experimento seguinte, foram observadas a reatividade de alguns metais em ácido, foram preparados cinco tubos de ensaio com 1/3 de seu volume preenchido por HCl 10% e foram adicionados em cada um amostras de magnésio, alumínio, zinco, ferro e cobre. Na amostra com magnésio ocorreu uma reação extremamente exotérmica devido a alta reatividade desse metal e houve liberação de gás. Com as amostras de alumínio e zinco ocorreram o mesmo, porém com menos intensidade e menos velocidade. Já nas amostras de ferro e cobre, não houve reação imediata, havendo no entanto na amostra de cobre, a limpeza de uma camada que estava oxidada deixando a amostra com sua aparência original, visto que na amostra de ferro não foi observado tal efeito pois a amostra de ferro estava em pó.

Vale apena ressaltar que, quanto mais dispersas estiverem as partículas, com mais facilidade e velocidade acontecerão as reações.

No último experimento, foram preparadas sete tubos de ensaio afim de observar a reatividade entre metais.

No primeiro tubo foram adicionados uma solução de sulfato de cobre (CuSO4) e aparas de zinco metálico, foi observado uma reação de oxirredução, em que ocorreu a oxidação do zinco que evidentemente reduziu o cobre da solução e o desprendeu do sal, formando partículas de cobre metálico e um novo sal no sistema o sulfato de zinco (ZnSO4).

No segundo tubo, foram adicionados Sulfato de zinco (ZnSO4) e uma amostra de cobre, no entanto não houve reação, pois este era o produto final da reação ocorrida no tubo 1.

No terceiro tubo, foram adicionados uma solução de sulfato de cobre (CuSO4) e aparas de magnésio, foi observado novamente uma reação de oxirredução, em que magnésio sofreu oxidação e o cobre no sal sofreu redução, produzindo partículas de cobre metálico e um novo sal o sulfato de magnésio (MgSO4).

No quarto tubo, foram adicionados uma solução de sulfato de magnésio (MgSO4) e amostras de cobre metálico, novamente não houve nenhuma reação, visto que este era o produto final da reação ocorrida no tubo 3.

Nos três últimos tubos foram adicionadas uma solução de cloreto de sódio (NaCl) e adicionadas aparas de cobre, zinco e alumínio em cada tubo respectivamente (tubos 5, 6 e 7).

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com