TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência: serviços de elétrons em valence train shell

Seminário: Experiência: serviços de elétrons em valence train shell. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Seminário  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

1-Resumo

O experimento tem como objetivo, mostrar a variedade de coloração da chama de acordo com a troca dos elementos que tem como explicação a excitação dos elétrons, ou seja, troca dos elétrons na camada de valência, atingindo o nível mais alto e de maior energia.

2-OBJETIVO

Tal prática teve como objetivo detectar alguns cátions por meio da cor produzida na chama. Observar o fenômeno de emissão luminosa por excitação e correlacionar com o modelo atômico de Bohr. Verificar a distribuição eletrônica dos elementos e tomar contato com as regiões do espectro eletromagnético.

3-INTRODUÇÃO

Uma das mais importantes propriedades dos elétrons é que suas energias são "quantizadas", isto é, um elétron ocupa sempre um nível energético bem definido e não um valor qualquer de energia. Se, no entanto um elétron for submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de energia, passando-se assim de um nível mais baixo para outro mais alto (excitação). O estado excitado é um estado metal-estável (de curtíssima duração) e, portanto, o elétron retorna imediatamente ao seu estado fundamental. A energia ganha durante a excitação é então emitida na forma de radiação visível do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de detectar. Como o elemento emite uma radiação característica, ela pode ser usada como método analítico. Em geral, os metais, sobretudo os alcalinos e alcalinos terrosos são os elementos cujos elétrons exigem menor energia para serem excitados.

4-PARTE EXPERIMENTAL.

4.1-MATERIAIS UTILIZADOS:

1. Bico de Bunsen;

2. Fio de Platina;

3. Fósforo;

4. Tubo de ensaio;

4.2-REAGENTES UTILIZADOS:

1. Cálcio;

2. Estrôncio;

3. Bário;

4. Sódio;

5. Potássio;

4.3-PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Acendeu-se a chama do bico de Bunsen e calibrou-se a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente. Limpou-se o fio metálico que foi utilizado no experimento, mergulhando-os em solução de ácido clorídrico concentrado, previamente colocado no tudo de ensaio, e em seguida, aquecendo-os em seguida na chama do bico de Bunsen. Esse processo foi repetido várias vezes, até que a chama do bico de Bunsen não alterasse sua coloração. Em seguida mergulhou-se o fio limpo na solução da amostra em estudo e observou-se a coloração da chama, em cada reagente químico, sempre realizando entre um e outro a limpeza do fio como citado a cima.

5-RESULTADOS

Os procedimentos realizados durante o experimento foram observados e anotados abaixo:

1. Cálcio: vermelho tijolo.

2. Estrôncio: vermelho carmim.

3. Bário: verde amarelado.

4. Sódio: amarelo alaranjado.

5. Potássio: violeta claro.

6-CONCLUSÃO:

Conforme a troca dos agentes dentro do experimento como um todo, concluímos que a energia radiante na troca de elétrons na camada de valência, é mostrada através da coloração da chama que varia em tonalidades diferentes.

7-Questões sobre a experiência:

1. QUAIS OS POSTULADOS DO MODELO DE BOHR?

R.

1. Um elétron em um átomo se move em uma órbita circular em torno do núcleo sob influência da atração colombiana entre o elétron e o núcleo, obedecendo às leis da mecânica clássica.

2. Um elétron

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com