TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração

Por:   •  7/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de extração funciona da seguinte maneira, por exemplo um solvente tem uma mistura entre moléculas pretas e brancas, irá se adicionar um solvente imiscível nesse solvente com as moléculas e irá se agitar. As camadas irão se separar e as fases estarão separadas após abrir a torneira.

“Neste exemplo, o segundo solvente é menos denso que o primeiro e forma a camada superior. Devido a diferenças de propriedades físicas, as moléculas brancas são mais solúveis no segundo solvente, e as moléculas pretas, no primeiro solvente. ” (PAVIA,2009, p594)

[pic 1]

“Essa técnica encontra aplicações variadas, laboratoriais e industriais, nomeadamente química preparativa, na purificação de produtos de reações, na extração de metais, de minérios, na separação de aromáticos e não aromáticos na refinação de petróleo, na obtenção de combustíveis nucleares, etc. “ (POMBEIRO,2003, P1170

Três tios de aparelhos são utilizados no método de extração: os fracos cônicos, tubos de centrifuga e funis de separação. Cada um a determinado tipo de volume.

“Os frascos cônicos podem ser usados com volumes inferiores a 4ml.Volumes superiores até, 10 ml podem ser extraídos em tubos de centrifuga, ambos os dois são usados em escala pequena, porém o último pode ser usado em escala grande [...] os funis de separação são usados em escalas e com maiores quantidades de líquidos” (PAVIA,2009, p597).

[pic 2]

Imagem 1:funil de separação

[pic 3]

Imagem 2: tubo cônico

[pic 4]

Imagem 3: tubo de centrifuga

POMBEIROM ARMANDO.J.LATOURRETTE.Técnicas e operações unitárias em química laboratorial . Fundação Calouste Gulbenkia, Lisboa 2003

“Na extração sólido-liquido, é utilizado um liquido para dissolver um componente sólido de uma mistura sólida com um resíduo menos solúvel. ” (POMBEIRO,1993, p190) Esse tipo de extração é usado bastante em para extrair um produto natural sólido de uma fonte natural, por exemplo uma planta. O aparelho utilizado nesse se procedimento se chama, extrator de Soxhlet.

A extração em fase liquida se encontra diversas limitações “ Com as extrações em fases a partir de soluções aquosas, os solventes que podem ser empregados devem ser imiscíveis com água e não devem formar emulsões. Outa dificuldade é que as extrações liquido-liquido usam volumes de solventes relativamente grandes, causando problemas com o descarte de resíduos, também muitas dessas extrações são demoradas. ”(SKOOG,2007,p871).

A técnica de extração em fase sólida ou liquido-sólido podem contornar esses problemas , essa técnica emprega membranas ou cartuchos.

[pic 5]

Imagem 4: extrator de Soxhlet

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (224.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com