TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Com Solventes

Por:   •  28/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Fonte: Dos autores, 2019

Assim como na primeira separação, na separação e precipitação da difenilamina, conforme demonstrada na reação 2, também houve pouca quantidade de precipitado, porém diferente da primeira separação, nessa a quantidade de precipitado não foi mínima e nem tão pequena, alguns cristais foram possíveis de ser vistos a olho nu, a pequena quantidade de difenilamina precipitada nessa separação também pode ter sido resultado do processo de transferência da solução para o funil de separação, pois assim como na primeira separação, também boa parte dos reagentes ficaram no bécker.

Reação 2 - Difenilamina com ácido sulfúrico

Fonte: Dos autores, 2019

Algumas soluções que poderiam maximizar a quantidade de precipitados visíveis para quantificação nas práticas, seria a retirada máxima de resíduos pendentes no bécker no processo de transferência para o funil de separação, esse processo é extremamente importante para prática, além disso, é importante analisar se é possível utilizar um solvente para a transferência dessa solução a fim de limpar o bécker todo para que não haja sobras no mesmo, afetando o resultado final do experimento.

CONCLUSÃO

O objetivo de extrair a cafeína do chá mate por meio de solvente orgânico cloreto de metileno, fora efetuado com sucesso apesar de que os compostos da solução sejam quase insolúveis em água.

Entretanto com a adição do cloreto de metileno é possível fazer a extração do chá, pois a cafeína tem mais afinidade com o solvente orgânico do que com a água, sendo assim, obteve-se 0,416 g. de cafeína através da extração de solvente orgânico, dessa forma, pode-se concluir que a percentagem de 1,383% não está dentro dos padrões percentuais normais de cafeína dentro do chá mate, porém, não deixa de ser um valor aceitável levando em consideração todos os fatores já citados ao longo do trabalho que acabaram influenciando nesse resultado.

Já na extração quimicamente ativa, foi possível observar a separação de ácido benzóico e difenilamina. Neste método de extração ocorre que as substâncias presentes no procedimento de extração reagem quimicamente com a substância a ser extraída.

REFERÊNCIAS

BRENELLI, Eugênia Cristina Souza. A extração de cafeína em bebidas estimulantes - uma nova abordagem para um experimento clássico em química orgânica. Quím. Nova vol.26 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422003000100023> Acesso em: 01 de Maio de 2019.

Equipamentos para laboratório LABOR. Como funciona o extrator de Soxhlet?. Disponível em: <http://www.splabor.com.br/blog/vidraria/como-funciona-o-extrator-de-soxhlet-saiba-mais/> Acesso em: 01 de Maior de 2019

AHRN, Pacheco et al. Consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com