TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração Líquido Com Procedimento Experimental

Por:   •  16/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS        

1. OBJETIVO        

2. INTRODUÇÃO        

3. MATERIAIS:        

4. PROCEDIMENTO  EXPERIMENTAL        

4.1. Parte 1- Extração em um único estágio:        

4.2. Parte 2- Extração multiestágio        

4.3.  Resultados:        

5. CONCLUSÕES        

    6.  QUESTIONÁRIO ................................................................................................8

    7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...................................................................9

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Esquema extração líquido-líquido

Figura 2. Fases extrato e refinado

EXTRAÇÃO LÍQUIDO - LÍQUIDO

1. OBJETIVO

Extrair o iodo de uma solução de iodo em água/iodeto de potássio 0,1 N com a adição de solvente orgânico hexano.

2. INTRODUÇÃO

A Operação de extração é também uma operação de separação/purificação muito comum a nível industrial. Na extração, a separação do soluto da mistura de alimentação é promovida pela adição de outro composto (um terceiro composto no caso da alimentação ser uma mistura binária), o qual designamos por solvente.

O conceito de extração aplica-se quer a alimentações (misturas) sólidas, quer líquidas, às quais se pretende retirar o soluto, seja para o obter num estado mais puro por constituir o produto objeto do processo, seja por corresponder a uma impureza da alimentação que é necessário eliminar.

A extração (líquido/líquido e sólido/líquido) é muito comum no tratamento de minérios mas também na indústria alimentar, farmacêutica e de cosmética e na produção de óleos essenciais, assim como na purificação de correntes efluentes com vista a retirar contaminantes indesejados e tóxicos, que já existem em muito pequena quantidade, como por exemplo na remoção do fenol na produção de policarbonato.

Na extração Líquido/Líquido a separação está relacionada com a distribuição diferenciada do soluto pelas duas fases imiscíveis (ou parcialmente miscíveis) em contato. A alimentação líquida é misturada com o solvente da extração e o soluto dessa alimentação vai distribuir-se de forma desigual entre o solvente que se adicionou e o diluente da alimentação, passando, preferencialmente, para o novo solvente que se adicionou. Solvente e diluente devem ser o mais imiscível possível (total ou parcialmente imiscíveis). A transferência de massa do soluto deve dar-se da solução de alimentação para a fase do solvente. A extração é feita como no esquema a seguir:

[pic 1]

Figura 1: Esquema extração líquido-líquido

É possível estabelecer um paralelismo entre extração Líquido/Líquido e Destilação. Em ambos os casos o soluto passa da fase de alimentação (corrente líquida) para a outra fase que se adiciona ou forma no processo (líquido ou vapor, respectivamente). O agente da separação na extração é o novo líquido/solvente que se adiciona, enquanto que na destilação é o calor que se fornece ao processo, o qual dá origem a uma nova fase, desta vez vapor. Assim, a extração é, normalmente, uma operação isotérmica enquanto na destilação existe, necessariamente, variação de temperatura ao longo do processo.

3. MATERIAIS:

- Proveta

- Funil de separação

- Bureta

- Solução de hexano

- Solução iodeto de potássio 0,1 N

- Béquer

4. PROCEDIMENTO  EXPERIMENTAL

4.1. Parte 1- Extração em um único estágio:

Mediu-se 15 ml de uma solução aquosa de iodo , transferiu-se esse volume para um funil de separação, adicionou-se 15 ml de hexano, fechou-se o funil, inverteu-se fazendo um ângulo de 45° e agitou-se vigorosamente com movimentos circulares. Inclinou-se a parte a parte inferior do funil para cima e abriu-se lentamente a torneira, para deixar sair os gases formados. Repetiu-se esse processo por 4 vezes. Prendeu-se o funil com uma garra de argola, aguardou-se a separação de fases por 5 minutos, recolheu-se o extrato e o refinado em béqueres diferentes e devidamente identificados. A figura a seguir mostra o experimento antes da separação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (196.3 Kb)   docx (88.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com