TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

Por:   •  29/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Técnico em Química

Química

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

Eric Fedalto Pereira N°5        

Gabriel Mayer Karolkiewicz N°10

Guilherme Dias Digner N°13

Leonardo Chagas Leal N°26

1º ano A

Colégio Estadual São Mateus

Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Normal

Marcia Fabiane Azevedo Santos

2° Trimestre

São Mateus Do Sul – 2019

INTRODUÇÃO

Na natureza as substâncias sofrem transformações, que podem ocorrer de forma espontânea ou não. Tais transformações são chamadas de fenômenos químicos ou fenômenos físicos. Para ilustrar de maneira prática, pode-se afirmar que transformação física é aquela que não altera a estrutura dos materiais, “uma propriedade física de uma substância é uma característica que podemos observar ou medir sem mudar a identidade dessa substância”, ou seja, não altera sua composição química. Temos como exemplo a água quando congela, o gelo sólido ainda é água. Já a transformação química altera a estrutura das substâncias, modificando sua composição completamente, sua composição final será diferente se comparada a de antes do início do fenômeno químico. Enfim, fenômeno é toda e qualquer alteração da natureza da matéria, verificamos esses fenômenos por meio de experimentos.

PARTE  EXPERIMENTAL

        *Materiais e reagentes

Iodo I2(s)

Estanho Sn(s)

Zinco Zn(s)

1 Pinça Metálica

Bico de Bunsen, Tela, Tripé

1 Capsula de porcelana

Fósforo

HCI-6M

Mg(s)

H2O

detergente

1 Béquer 100m

1 Vidro relógio

1 Béquer 250 ml

Kitassato com Mangueira e rolha

O primeiro Experimento foi a sublimação do Iodo metálico I2(s), ao colocarmos uma ponta de espátula de Iodo metálico I2(s) em um Béquer de 100ml, e taparmos com um vidro-relógio,  levamos o sistema a chama do bico de Bunsen sobre uma tela de amianto, esperamos até que os vapores do Iodo chegassem ao vidro-relógio, atendemos por 30 segundos, desligamos a chama do bico de Bunsen, e aguardamos seu resfriamento, observamos que o Iodo liberou vapores de coloração roxa e logo em seguida resublimou, dando a entender que aconteceu um fenômeno físico.

[pic 1]

        Sendo o segundo procedimento o aquecimento (queima) do magnésio metálico (Mg)(s), ao pegarmos uma fita de magnésio (Mg)(s) em uma pinça metálica, e submetermos ao calor da chama do bico de Bunsen, observamos que quando ocorre a queima do magnésio, ele acaba emitindo uma luz forte e brilhante, que após sua queima resulta em  2 MgO(s), concluindo assim que se trata de um fenômeno químico.

[pic 2]

        Partindo para o terceiro procedimento experimental, a fusão do estanho (Sn)(s), colocamos o fio de estanho (Sn)(s) amassado no fundo de uma cápsula de porcelana, e transferimos à tela de amianto sobre a chama do bico de Bunsen, observamos seu aquecimento, resultando em uma bolha líquida de metal e depois resfriando, voltando a sua forma de estanho, concluindo que é um fenômeno físico.

[pic 3]

        Por fim o último procedimento experimental foi a reação entre Zinco (Zn)(s)  e o ácido Clorídrico (HCI) (l) em sua concentração 6M, para darmos início ao experimento adicionamos aproximadamente de 200ml de água da torneira e cerca de dez gotas de detergente e reservamos, em um Kitassato com uma mangueira de borracha e rolha, adicionamos 20 ml de ácido clorídrico (HCI) (l) 6M e levamos a bancada, mergulhamos a mangueira do Kitassato na solução reservada , logo em seguida adicionamos uma espátula de zinco (Zn) (s) e fechamos rapidamente com a rolha, observamos que começa a borbulhar a reação no Kitassato, e a ponta da mangueira dentro do béquer com água e detergente sendo a saída de  todo o hidrogênio da reação, levamos o Kitassato com todo o gás para a capela, e logo após causamos uma pequena explosão, no béquer  com a aproximação do palito de fósforo no béquer com bolhas de hidrogênio, resultando em um fenômeno químico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (754.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com