TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAS DE FÓSFORO NO SOL

Trabalho acadêmico: FORMAS DE FÓSFORO NO SOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.000 Palavras (8 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O fósforo é um elemento químico não-metálico, de símbolo P. Encontra-se na natureza em combinações de fosfatos e outros sais. Não se encontra livre na natureza em nenhuma das variedades. As matérias-primas a partir das quais se extrai o fósforo são fundamentalmente os fosfatos de metais alcalinos-terrosos encontrados em depósitos de rochas de fosfato, como a clorapatita, a fluorapatita ou a vivianita.

FORMAS DE FOSFORO NO SOLO

O P - não lábil representa as formas de fósforo precipitados (solos ricos em Al e Fe) ou absorvidos no solo com elevada energia (caso de solo argiloso). O P-lábil é representado por alguma forma que está em equilíbrio com o P-solução, podendo, assim, repor para a solução os íons fosfatos (HPO³¯ ou HPO4 à medida que estes são absorvidos pela planta. Portanto, de acordo com o tipo de solo, tem-se a disponibilidade e a quantidade de fósforo recomendada

É o elemento essencial menos abundante no solo e, contraditoriamente, o mais utilizado em adubações no Brasil. Isso acontece pela carência de fósforo nos solos brasileiros e, principalmente, devido à sua forte interação com o solo. Pode ocorrer no solo nas formas inorgânicas e orgânicas – fase sólida, e na solução do solo – fase liquida, sendo que na forma orgânica se eleva com o aumento da MO e a diminuição do pH do solo.

A forma química do P no solo depende do seu pH, sendo que na faixa entre 4 e 8 predomina a forma H 2PO4-, sendo esta a forma preferencial de absorção pela planta.

O fósforo pode ser encontrado nas seguintes condições:

Fósforo fixado ou adsorvido: encontra-se na forma inorgânica e está fortemente adsorvido ao solo, geralmente ligado ao Al, Fe e Ca dos minerais de argila;

Fósforo disponível: encontra-se na forma inorgânica e está fracamente adsorvido ou presente na solução do solo;

Fósforo solúvel: encontram-se na forma inorgânica, é disponível às plantas e está nas formas H 2PO 4-, HPO 42-, PO 43-;

Fósforo orgânico: refere-se ao fósforo ligado aos compostos orgânicos, como ácidos nucléicos, fosfolipídeos, etc.

MOVIMENTO DO FOSFORO NO SOLO

O fósforo se movimenta pouquíssimo na maioria dos solos, sendo que geralmente permanece onde é colocado, seja por intemperismo dos minerais seja por adubação.

Dessa forma, raramente ocorrem perdas de fósforo por lixiviação, mesmo que este tenha maior mobilidade em solos arenosos. Quase todo o fósforo movimenta-se no solo por difusão, sendo um processo lento e de pouca amplitude, o qual depende da umidade do solo.

Devido à baixa mobilidade do fósforo, a sua absorção pode ficar ainda mais comprometida em solos compactados, devido ao fato da resistência mecânica do solo reduzir a habilidade das raízes em absorver o fósforo além de favorecer a sua adsorção específica.

Nos fertilizantes fosfatados sob a forma de fosfato solúvel em água, em contato com a solução do solo, o fósforo solubiliza tornando-se disponível. Parte deste fica diluído na solução do solo e parte fica adsorvido ao complexo coloidal (argilas), por troca iônicas; em solos ácidos que apresentam elevados teores de ferro, e alumínio, parte do fósforo disponível é fixada, formando compostos de ferro e alumínio; o fósforo torna-se indisponível para as plantas. A aplicação de calcário é uma maneira de melhorar a indisponibilidade.

Os íons (OH-) gerados pelo cálcario tomam o lugar dos íons de fósforo fixado liberando-os para a solução do solo. Este é um dos maiores benefícios indiretos da calagem. Parte do fósforo disponível é absorvida pelos vegetais e pelos microorganismos do solo, esta se torna a fração de fósforo imobilizado no solo, com a morte dos microorganismos do solo e dos restos de culturas, o fósforo imobilizado pode tornar-se, novamente, disponível para as plantas pelo processo da mineralização da matéria orgânica; por isto, uma cultura aproveita muito pouco do fósforo aplicado nesse tipo de fertilizante.

DISPONIBILIDADE DE FOSFORO NO SOLO

Infelizmente, os teores de P presentes na solução do solo são, geralmente, muito baixos, fazendo com o P seja um fator limitante de produção, principalmente em solo tropicais. Grande parte dos solos brasileiros são intemperizados e apresentam óxidos de Fe e Al e argilas do grupo da caulinita como principais constituintes da fração argila, minerais caracterizados pela presença de cargas de superfície variáveis segundo a reação do solo. Nas condições de reação ácida a moderadamente ácida, os óxidos de ferro e alumínio apresentam-se preferencialmente com cargas positivas, sendo assim capazes de reter em sua superfície vários tipos de ânions, predomínio de íons fosfatos, esse fenômeno é conhecido como adsorção específica

FUNCÕES DO FOSFORO

Apesar de ser menos necessário que o N, o fósforo é essencial para a formação da semente e do fruto. Nas sementes é encontrado em grandes quantidades, tendo influencia tambem na formação e desenvolvimento dos primordios vegetativos e no crescimento das raizes.

O P participa dos seguintes processos: fotossíntese, síntese de amido e de gorduras, absorção iônica, respiração (ATP), multiplicação e diferenciação celular, herança gênica, acúmulo de P nos frutos, principalmente nas sementes (garantindo o vigor), armazenamento e transferência de energia, fixação simbiótica do N, melhora no crescimento da plântula vencendo o solo na procura de luz e crescimento radicular, auxilia na síntese de ácidos nucléicos e é responsável pela ativação e desativação de enzimas.

Em relação á qualidade de colheita: facilita a formação de raízes, aumenta a frutificação, apressa a maturação dos frutos, aumenta o teor de carboidratos, óleos e proteínas.

Seu transporte na planta ocorre via xilema e se faz principalmente nas formas de H 2PO 4- e ésteres simples de fosfatos. Sua redistribuição acontece mais rapidamente pelo floema, sua forma de fosfato é bastante móvel na planta, podendo ser redistribuído para cima e para baixo, por exemplo, folhas jovens são supridas por P através da raiz ou de P das folhas velhas.

O xilema, ou lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais - seiva bruta - das raízes até o ápice da planta.

O floema, ou líber, é responsável pela condução da seiva elaborada das folhas às outras regiões da planta. Esta é produzida graças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com