TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fio de zinco

Seminário: Fio de zinco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  Seminário  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

sfef

No tubo 2, foi colocado zinco em forma de arame. Percebeu-se, assim como no tubo de ensaio 1, o surgimento de bolhas mas estas estavam em menor quantidade. Isso acontece porque a superfície de contato entre o ácido sulfúrico e o arame de zinco é menor em relação ao pó de ferro, o que implica em menor velocidade de reação. Há também uma reação de simples troca com desprendimento de gás hidrogênio, representada pela equação: H₂SO₄(aq) + Zn(s)  ZnSO₄(aq) + ↑H₂(g). Repara-se também que há formação de novos compostos que são o sulfato de zinco e o gás hidrogênio.

No tubo 3, adicionou-se cobre e percebe-se que não há reação. Isso acontece porque o cobre é menos reativo que o hidrogênio presente no ácido sulfúrico.

Reação B: Enumerou-se tubos de ensaio de 1 à 4. No tubo 1, colocou-se 2 ml de nitrato de chumbo ( Pb(NO₃)₂) com 1 ml de sulfato de sódio ( Na₂SO₄) e percebe-se que se formou um precipitado insolúvel de cor branca. Trata-se do sulfato de chumbo (PbSO₄) um sal insolúvel resultante da reação de dupla troca, de equação Pb(NO₃)₂(aq) + Na₂SO₄(aq)  PbSO₄↓(s) + 2NaNO₃(aq). Os produtos resultantes são o sulfato de chumbo e o nitrato de sódio.

No tubo 2, colocou-se 2 ml de cloreto de estanho(SnCl₂) e foi adicionado 1 ml de hidróxido de sódio (NaOH). Foi observado que houve pouca precipitação de cor branca com pequena solubilidade. Trata-se de uma reação de dupla troca, com precipitação da base Sn(OH)₂, melhor representada pela equação: SnCl₂(aq) + 2NaOH(aq)  2NaCl(aq) + Sn(OH)₂↓(s) tendo, como produtos, cloreto de sódio e hidróxido de estanho. A pouca solubilidade ocorreu porque bases de metais alcalinos, no caso hidróxido de sódio, é solúvel com sais e a precipitação como produto foi uma base insolúvel, que é o hidróxido de estanho.

No tubo 3, colocou-se 2ml de nitrato de prata com 2 ml de agua da torneira, e percebeu-se que houve uma pequena precipitação de cor branca. Trata-se de uma reação de dupla troca entre o nitrato de prata e o mineral mais abundante na agua da torneira, que é o cloreto de sódio. A reação tem equação AgNO₃(aq) + NaCl(aq)  AgCl↓(s) + NaNO₃(aq). O precipitado branco é o nitrato de prata, substancia química de baixa solubilidade em água.

No tubo 4, colocou-se 2 ml de nitrato e prata com 2ml de agua destilada. Percebeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com