TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fonte Fotovoltaica

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Instituto de Química

 Disciplina de Introdução ao Laboratório de Química Geral

Energia Solar Fotovoltaica

Alunos

Ana Cecília Izidoro

André Filipe Barcelos

Gabriele Vitorino dos Santos

Nathan Mateus

Sabrina Gonçalves de Oliveira

Professor:

Paulo Pimenta Gomes

Rio de Janeiro, 2015


RESUMO

Este trabalho apresenta uma visão geral da energia solar fotovoltaica, através dos sistemas fotovoltaicos, geradores de energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. Destacando como ocorre o efeito fotovoltaico, métodos de absorção, composição do sistema, identificação dos tipos de sistemas, vantagens e custo da implementação.

Palavras-chave: fotovoltaicos, energia elétrica, fontes renováveis, engenharia química.


SUMÁRIO

1  Energia solar fotovoltaica3

          2 Sistemas fotovoltaicos e seus componentes3

3 Painel solar fotovoltaico4

4 Energia solar térmica versus energia solar fotovoltaica5

5 Custo5

REFERENCIA 6


  1. Energia solar fotovoltaica

Os sistemas fotovoltaicos geram energia elétrica por meio das células fotovoltaicas - transformam a radiação solar em energia elétrica através do efeito fotovoltaico- formadas por elementos semicondutores. [4]

O efeito fotovoltaico ocorre no momento em que a luz solar, pelo meio de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. Desse modo a energia dos fótons é transferida para os elétrons fazendo com que haja a capacidade desses se movimentarem. Ocasionando a corrente elétrica, em um circuito fechado. O fluxo de corrente é diretamente proporcional a intensidade do sol.[1][4][5]

Existem diversas formas de montagem das células, porém a mais utilizada é a pelo módulo ou painéis solares, podendo também o uso de filmes flexíveis, com as mesmas características. O método da montagem das células ocorre com a adequação do uso, maximizando a eficiência ou buscando melhor adequação à arquitetura do local.

 Há dois tipos de sistemas fotovoltaicos: sistemas isolados (off-grid) e sistemas conectados à rede (grid-tie). [1]

  • Sistemas isolados: não existe a integração a rede elétrica, empregado em locais remotos, como casas de campo, refúgios, iluminação, telecomunicações, bombeio de água, ou com o custo de acesso a rede maior do que o sistema. Para armazenar energia, em geral, há o uso de baterias. [2]
  • Sistemas conectados à rede: utilizados como forma de geração de energia, podem substituir outras fontes de energia. Além de não ser necessário o armazenamento.

  1. Sistemas fotovoltaicos e seus componentes 

Em geral são quatro componentes básicos empregados no sistema fotovoltaicos: [2]

  • Painéis solares – Bombeia a energia para o sistema, sendo responsáveis pela transformação da energia solar em energia elétrica. Pode haver um ou mais painéis. A forma que são colocados depende da energia necessária.
  • Controladores de carga – Mesma função das válvulas para o sistema, evitando as sobrecargas ou descargas na bateria. Resultando no aumentando da vida útil e desempenho.
  • Inversores – Transformam corrente contínua das baterias em corrente alternada (AC). Nos sistemas conectados possuem a função de sincronizar com a rede elétrica.
  • Baterias – Armazenam a energia elétrica afim de que o sistema continue sendo utilizado quando não houver sol em dias nublados.

[pic 2]

Figura 1: Componentes do Sistema Fotovoltaico (Neosolar)

  1. Painel solar fotovoltaico

             Os painéis solares são considerados o principal componente do sistema de energia solar, formados a parti de um conjunto de células fotovoltaicas.[2]

            Possuem como vantagens: a simplificação do modelo, o desuso de mecanismos móveis, a não geração de resíduos e manutenção desnecessária.

Há varias formas de painéis fotovoltaicos, porém no geral esses possuem em sua formação 36 células solares com capacidade de gerarem 17V em CC e potência de 140W,  aproximadamente 1 m2 e pesam mais de 10 Kg.[3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (274.5 Kb)   docx (120.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com