TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Cromatografia

Por:   •  19/6/2018  •  Seminário  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução:

Ftalatos é o nome que se dá ao grupo de compostos químicos que são derivados do ácido ftálico. Essa classe de substâncias químicas são agentes plasticizantes em plásticos derivados de PVC, garantindo assim plásticos mais moles e flexíveis, no caso, para embalagens. Os Ftalatos não estão ligados quimicamente ao PVC, o que permite que ocorra migração ou evaporação para o interior da embalagem, contaminando assim o produto. Produtos que apresentam ftalatos, podem contaminar o ser humano por ingestão, inalação ou exposição dérmica.  

Existem vários riscos associados aos danos que os ftalatos podem causar ao corpo humano, entre eles danos ao fígado, rins e pulmões, além de problemas no sistema reprodutivo.

No Brasil, não existem leis que regularmentem ou proíbam o uso desses compostos nos cosméticos e embalagem, existe apenas uma pequena ressalva sobre o uso deles em produtos infantis “mordedores”. Nas embalagens dos produtos, raramente há a descrição do composto, os nomes comuns encontrados são: Phthalate, DEP (Diethyl phthalate), DBP (Di-n-butyl phthalate), DEHP (Di(2-ethylhexyl) phthalate), DMP (Dimethyl phthalate) e fragrance. 

A cromatografia gasosa é um procedimento utilizado para separar uma amostra em seus componentes individuais. A base para esta separação é a distribuição da amostra entre duas fases (fase estacionária e fase gasosa móvel). A fase móvel move sobre a fase estacionária e é denominada de gás de arraste ou gás portador, uma vez que se trata de um gás inerte (não interage com a amostra) e ultra puro, cuja finalidade é transportar as moléculas a serem separadas através da coluna. A fase estacionária reside dentro da coluna e  de acordo com sua natureza pode-se dividir  em: cromatografia líquido-gás (C.L.G.) e cromatografia sólido-gás (C.S.G.).Estrutura química do composto, Fase estacionária, Temperatura da coluna  são fatores que afetam a separação. A CG é aplicável para separação e análise de misturas cujos constituintes tenham pontos de ebulição de até 300°C e que sejam termicamente estáveis.

O equipamento pode ser dividido em três grandes partes:

  • Injeção

SPL é a parte de injeção. Qualquer amostra injetável deve ser vaporizada para chegar na segunda etapa em fase gasosa. E essa câmara tem uma temperatura elevada para ajudar na volatilização dos compostos presentes na amostra. Ao injetar o gás que também passará pela câmara ele exercerá apenas a sua função que é a de arrastar a amostra. A injeção pode ser dividida em injeção direta que é quando toda a amostra é injetada e injeção Split, onde o volume da amostra injetada é dividido para que apenas uma parte vá para a coluna.

  • Separação

Na segunda etapa temos o forno e dentro do forno fica a coluna cromatográfica. Essas colunas podem ser empacotadas (modelos mais antigos) e do tipo capilares. Na analise feita foi usada uma coluna de 10m de comprimento do tipo capilar. Uma grande característica das colunas capilares é a especificidade delas, são especificas para classes de compostos. Por exemplo, álcoois de cadeias maiores é usada uma coluna, álcoois de cadeias menores é outro tipo de coluna, ésteres, éteres e outros compostos orgânicos. O tipo de coluna está ligado ao comprimento e o revestimento dela. A coluna utilizada no experimento é de 100% dimetilpolisiloxano. Essas diferenças se dão para que se consiga especificar o tipo de composto que se quer analisar. Como a fase móvel não interage com a amostra, a fase estacionária presente na coluna que ajudará na separação.

  • Detecção

Ao término da separação cada composto vai chegar no detector. O equipamento tem três tipos de detectores diferentes. Mas o detector usado foi o universal (detector de ionização em chama-FID), presente na maioria dos compostos orgânicos

[pic 1]

Objetivo:

Utilizar a técnica de separação, cromatografia gasosa com detector de ionização em chama (FID), para verificar se há ftalatos em colônia infantil.

Materiais utilizados:

- Colônia infantil marca Johnson’s baby;

- Mix de padrão de Ftalatos;

- Metanol grau HPLC ultra puro;

- Microseringa para cromatógrafo;

- Cromatógrafo para cromatografia gasosa;

- Gás de arraste: He2 ultrapuro

- Coluna cromatográfica capilar 10m 100% de dimetil poli ciclohexano;

Procedimento:

Pesou-se 0,1g da Colônia infantil marca Johnson’s baby e colocou-se em um balão de vidro 25mL e aferiu com metanol ultra puro para formar a solução da amostra.

 Preparou-se um mix dos compostos de Ftalatos em um balão de 25mL contendo 100ppm de cada um dos compostos a seguir: dietilftalato, dibutilftalato, isobutilftalato, em metanol grau HPLC ultra puro.

Para a primeira analise pegou 5 microlitros com o auxilio da microseringa para cromatógrafo do mix de padrão de fitalato, a amostra foi colocada no cromatógrafo, manualmente.

Após introduzir a solução de Ftalato a corrida cromatográfica para a identificação teve duração de 8.7 minutos.

Em seguida foi realizada a corrida cromatográfica de 8.7 minutos da amostra da colônia infantil, onde foi introduzido no cromatógrafo com a microseringa 5 microlitros.

Cada uma das amostras gerou um gráfico, e todos esses gráficos foram guardados para posterior análise dos resultados desejados.

Resultados e Discussão:

  • Mix de Ftalatos

Ao introduzir a primeira alíquota de 5 µL da solução padrão de Ftalatos registaram-se os seguintes tempos de retenção com isso obtivemos o cromatograma (Gráfico 1) a seguir:

[pic 2]

(Cromatograma dos Mix de Ftalatos- Gráfico 1)

Onde vemos a evidência de quatro picos, nos quais podemos qualificar em metanol ultra puro, o pico maior, pois contém maior proporção na solução usada para análise, e os Ftalatos  dietilftalato, dibutilftalato, isobutilftalato logo em seguida, respectivamente. O dietilftalato e o dibutilftalato, apresentam picos parecidos e isso indica quantidade muito parecida dessas substâncias em solução. O isobutilftalato, apresenta um pico menor, mas ainda bem significativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (505.9 Kb)   docx (115.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com