TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade

Por:   •  2/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  879 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Paulista

Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto Integrado Multidisciplinar

PIM IV PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Terminal Portuário Petroquímico

2017


Universidade Paulista

Cursos Superiores de Tecnologia

Projeto Integrado Multidisciplinar

PIM IV PROJETO MULTIDISCIPLINAR

Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade

Química Ambiental

Dinâmica das Relações Interpessoais

                                           

Trabalho elaborado para a disciplina de

Projeto integrado multidisciplinar sob

Orientação do Coordenadora

Geral do Curso de

Gestão Ambiental:

2017


Sumário

Resumo        5

Introdução        6

Metodologia        7

1. Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade        8

  1.1 Ecossistema        8

  1.1.2 Tipos de interações ecológicas.        9

  1.2 Biodiversidade        9

2. Química Ambiental        11

  2.1 Controle das concentrações        11

  2.2 Controle dos resíduos sólidos e líquidos        12

  2.3 Registro        12

  2.4 Caracterização de resíduos        12

  2.5 Destinação        13

3.Dinâmica das Relações Interpessoais        14

  3.1 Gestão de pessoas        14

  3.2 Colaboradores        15

Conclusão        17

Referência        18


Lista de anexo

Anexo 1 – Modelo de E.T.E utilizada pelo Terminal Petroquímico        10 pag.

Anexo 2 – Destinação final ambientalmente adequada.        13 pag.

Anexo 3 – Co-processamento.        14 pag.

Anexo 4 – Processo de treinamento.        16 pag.

Resumo

Este desenvolvimento de pesquisa para o Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM IV) proposto, tem como ênfase continuar um estudo na área do setor de Terminal Petroquímico apresentado no trimestre passado. Tal projeto tende a desenvolver através das disciplinas abordadas: com o Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade apresentada neste modulo, podemos observar toda para Dinâmica das Relações Interpessoais e a Química Ambiental empregada pela empresa no intuído da preocupação com a preservação do meio ambiente, afim de atender requisitos e parâmetros do mercado mundial.

Palavras-chave: Fundamentos de Ecologia, Ecossistema e Biodiversidade, Química Ambiental e Dinâmica das Relações Interpessoais.


Introdução

O presente projeto multidisciplinar IV vem desenvolver um trabalho sobre as disciplinas de Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade Química Ambiental e Dinâmica das Relações Interpessoais afim de demonstrar de forma clara e objetiva de uma forma de fácil entendimento, abordando temas que demonstra o comprometimento da empresa com a preservação do meio ambiente e a relação com seus colaboradores. O objeto aplicado, adere o conhecimento adquirido no decorrer deste semestre do curso de graduação tecnológica em gestão ambiental. A seguir descreve-se dados e pesquisas realizadas através de um terminal portuário petroquímico onde foi autorizado o uso de dados, mas não foi autorizado a identidade da empresa.

Como já apresentado anteriormente, o Terminal Petroquímico está localizado no porto de santos, cidade do litoral paulista, é composto de 99 tanques pressurizados com capacidades variando entre 150 m3 e 2.300 m3, totalizando 97.720 m3, dos quais 26 tanques são em aço inoxidável, constituindo-se na empresa com a maior capacidade em aço inoxidável na América Latina.

A prioridade é a busca pelo crescimento contínuo e sustentável, apoiada por uma sólida infraestrutura e profissionais dedicados a oferecer soluções flexíveis, seguras e confiáveis que atendam às necessidades dos nossos clientes. Associada ao grupo estrangeiro, que opera uma das maiores frotas de navios ao redor do mundo, oferecendo serviços de armazenagem, de transporte terrestre, fluvial e marítimo, possuindo terminais de líquidos e graneleiros no Brasil, Argentina, Chile, Canadá, Estados Unidos, Holanda e China. Tem como propósito ser um fornecedor de serviços de armazenagem de granéis líquidos com excelência, sempre obedecendo a métodos e formas de armazenagem que assegurem a qualidade dos produtos colocados sob a sua responsabilidade e a preservação e o respeito ao equilíbrio do meio ambiente, segurança e saúde ocupacional onde se localizam suas instalações.

O primeiro terminal petroquímico do litoral paulista a possuir ferramentas administrativas e operacionais voltadas a preservação ambiental.

Metodologia

O Trabalho foi desenvolvido através de pesquisa em uma empresa do ramo do setor portuário de armazenagem de líquidos a granel. Pesquisou-se dados da região onde está localizada a empresa, critérios levantados em dados extraídos da sua própria empresa, onde preza a sua integridade e sigilo.

Toda metodologia segue as normas ABNT, que são descritas no campo de referências.

Lembrando que o trabalho a seguir descreve dados e pesquisas realizadas através de um terminal portuário petroquímico onde foi autorizado o uso de dados, mas não foi autorizado a identidade da empresa de nenhuma forma que possa ser vinculado à sua imagem sem autorização.

1 Fundamentos de Ecologia: Ecossistema e Biodiversidade.

1.1 Ecossistema.

O terminal hoje movimenta uma das maiores parcelas de todo liquido químico e petroquímico movimentados no porto de Santos. De ante desta realidade o terminal se preocupa com a preservação do ecossistema ao seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (392.1 Kb)   docx (555.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com