TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grupo 16

Por:   •  18/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  961 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO - grupo 16

O grupo 16 é composto pelos elementos oxigênio, enxofre, selênio, telúrio e polônio, são chamados de calcogênios, se referindo à associação do enxofre e seus congêneres com o cobre. Muitos elementos desse grupo estão presentes em produtos químicos que possuem importância econômica, como por exemplo, o ácido sulfúrico que é o produto mais importante da indústria química.

Os elementos deste grupo apresentam ao se descer pelo grupo a tendência de aumento no caráter metálico.

Isso se reflete nas suas reações, nas estruturas dos elementos e na crescente tendência de formar íons M2+, com concomitante decréscimo da estabilidade dos íons M2+. O e S são totalmente não-metálicos. O carácter não metálico é menor no Se e no Te. O Po é caracteristicamente metálico, além de ser um elemento radioativo com tempo de vida curto. (LEE,1999).

        Quase todos os elementos do grupo 16 (exceto o oxigênio, que é gasoso), são sólidos nas condições normais de temperatura e pressão. O número de oxidação máximo dos elementos do grupo é +6, sendo ns²np4 a configuração eletrônica dos mesmos, o número de oxidação mais comum para o oxigênio é -2, já o enxofre forma compostos estáveis com número de oxidação de -2 à +6.

        O Oxigênio é um dos elementos mais importantes do grupo 16 sendo essencial na respiração de boa parte das espécies dos organismos e existência de água, ele possui grande relevância na química inorgânica, pois reage com quase todos os elementos. Ele é menor que os outros elementos deste grupo, possui uma maior eletronegatividade, não possui orbitais d apropriados para formação de ligações, pode fazer uso de orbitais pπ para formar dupla ligações fortes, é um gás incolor, inodoro e reativo, sendo facilmente obtido em grande escala na atmosfera como O2 através da liquefação e destilação do ar líquido.

        O Enxofre é extraído de depósitos subterrâneos nos EUA “Golfo do México, Louisiana, Texas e México e na região da Vístula superior na Polônia e Ucrânia’’ (LEE, 1999), através do processo Frasch, onde estes depósitos são forçados para a superfície fazendo o uso de água superaquecida, vapor e ar comprimido. De acordo com Shriver (2008), o S também pode ocorrer sob a forma de depósitos do elemento nativo, nos meteoritos, nos vulcões e nas fontes termais; sendo que boa parte do enxofre produzido é utilizado na fabricação do ácido sulfúrico. Por conta do seu peso, ele tende a formar ligações simples com ele mesmo, ao invés de ligações duplas, devido a sobreposição π. Ele pode existir em diversas formas alotrópicas, devido a sua capacidade de catenação do enxofre por conta da  energia de ligação alta de S-S.

O enxofre é reativo e interage diretamente com muitos elementos à temperatura ambiente ou a temperaturas elevadas. Ele se inflama em F2 para formar SF6, reage rapidamente com Cl2 para formar S2Cl2 e dissolve em Br2 para formar S2Br2, o qual se dissocia facilmente (SHRIVER, 2008).

        O selênio e o telúrio são elementos macios e ocorrem nos minérios de sulfetos metálicos e tem como principal fonte o refino eletrolítico do cobre. ”O Selênio também é obtido da lama residual das plantas de ácido sulfúrico” (SHRIVER, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (88.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com