TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIDROGÊNIO: PROPRIEDADES E COMPOSTOS

Por:   •  16/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.266 Palavras (10 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 10

 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE[pic 1]

 FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA – FACEDI

 DISCIPLINA: QUÍMICA INORGÂNICA I

 PROFESSOR: SÁVIO MAGALHÃES

  CURSO: QUÍMICA

       

 FRANCISCO WILAME

DOUGLAS SOUSA

BRUNO DE MESQUITA

Hidrogênio: propriedade e compostos

ITAPIPOCA-CE

30 DE JUNHO DE 2015

UECE-Universidade Estadual do Ceará
FACEDI – Faculdade de Educação de Itapipoca – Química Inorgânica I – 2015.1


HIDROGÊNIO: PROPRIEDADES E COMPOSTOS


Bruno de MESQUITA
Francisco WILAME
Douglas SANTOS
Universidade Estadual do Ceará/Faculdade de Educação de Itapipoca
Relatório de Trabalho para Química Inorgânica I
Prof. Sávio Magalhães

RESUMO

     O seguinte trabalho aborda algumas formas de produção do gás hidrogênio, focando principalmente no método de obtenção através de reações entre ácidos e metais, curiosamente foi desta forma que gás hidrogênio foi descoberto em 1766 e quem o nomeou foi Antoine Laurent de Lavoisier, sendo que hidrogênio vem do grego e significa, gera água, pois os químicos da época perceberam que ao ser queimado o ar inflamável como era conhecido anteriormente gerava água daí o nome. O hidrogênio também foi encontrado nas estrelas e a sua fusão é o que da a elas esse brilho intenso e ofuscante como, por exemplo, o nosso sol. Em 1745 o astrônomo francês Jean-Philippe de Chéseaux descobriu a existência de uma enorme nuvem de poeira no espaço e em 1995 com auxilio do telescópio espacial Hubble contatou-se a presença dessa nuvem de poeira e lhe deu o nome de Nebulosa de água em razão da sua forma se assemelhar a de uma águia, depois de alguns estudos percebeu-se que essas nebulosas eram aglomerados interestrelares compostos por hidrogênio na forma de plasma e Hélio, tal relato foi feito com o objetivo de retratar a importância do hidrogênio no desenvolvimento do universo e seu papel primordial no ciclo de manutenção da vida.  


PALAVRAS-CHAVE: Hidrogênio; Elemento; universo; vida.




INTRODUÇÃO

      O hidrogênio é elemento mais simples, constituído por um núcleo contendo um próton com um elétron orbitando em sua volta (elemento descrito na forma fundamental). É o elemento mais abundante no universo, mas na crosta terrestre é relativamente difícil de encontrar esse gás (H2). Entretanto, a quantidade de H2 na atmosfera terrestre é muito pequena, pois o campo gravitacional da terra é pequeno demais para reter um elemento tão leve. Apesar disso, um pouco de H2 é encontrado nos gases vulcânicos. E localizado sempre na composição de outras substâncias. É obtido através de eletrólise, reações de metais com ácidos, reações de carvão ou hidrocarbonetos com vapor de água em altas temperaturas. O hidrogênio por possuir apenas um elétron apresenta seguinte configuração eletrônica: 1S¹ de acordo com o distribuição eletrônica de átomos neutros que se da através do diagrama de Pauling. A classificação do hidrogênio na tabela periódica é feita quase que totalmente por convenção, normalmente ele aparece na família dos alcalinos sobre o Lítio, no entanto ele não apresenta praticamente nenhuma das características dos metais alcalinos. De acordo com a classificação periódica moderna os elementos devem ser dispostos em ordem crescente de números atômicos, o que explica a presença do hidrogênio no primeiro período da família 1(um). O hidrogênio tem uma enorme participação na formação do universo e manutenção da vida na terra. Nosso sol consome sozinhos seiscentos milhões de toneladas de hidrogênio por segundo, convertendo-o em quinhentos e noventa e seis milhões de toneladas de Hélio. Com isso, podemos nus pergunta qual sua importância  para a vida na terra, e a resposta seria, durante os processos de fusão de hidrogênio em Hélio se ¨perde¨ quarto milhões de toneladas de hidrogênio, mas como sabemos graças a Lavoisier na natureza nada se perde e sim se transforma, esse excedente do processo é convertido em energia de acordo com formula de Einstein, E=mc².

Obtenção de hidrogênio através da eletrólise da água

      A água é uma fonte de hidrogênio, entretanto para que possamos utilizar o hidrogênio presente nas moléculas de água é necessário quebrar as ligações entre hidrogênio e oxigênio (O-H-O) o que não é uma tarefa tão fácil e rendável, porem um método possível é a eletrolise que consiste em fornecer uma diferença de potencial elétrico a água o que ocasiona a quebra de suas ligações moleculares e intermoleculares. A água  não conduzir muito bem a corrente elétrica o torna necessário o preparo de uma solução condutora também conhecida como solução eletrolítica através do acréscimo alguns compostos como o cloreto de sódio entre outros. A obtenção de hidrogênio por eletrolise é um processo muito dispendioso e pouco rentável, em razão da necessidade de uma fonte externa de energia elétrica. A produção pode ser descrita pela seguinte equação global:

                                               [pic 2] Figura 1

Obtenção de hidrogênio através de reações entre metais e ácidos

       Na grande maioria das reações químicas que tem como reagentes ácidos e metais observam-se a liberação do gás hidrogênio e a formação de um sal correspondente. Esse fenômeno depende diretamente de algumas variáveis, sendo elas: temperatura do sistema, intensidade do ácido e reatividade do metal. Quando o metal que participa da reação é menos mais reativo que o hidrogênio ele tem a capacidade de deslocar o hidrogênio do ácido e com isso liberar em alguns casos o gás hidrogênio. No caso do acido utilizado ser um agente oxidante forte não teremos a liberação de hidrogênio e sim de água, pois ocorre a redução dos íons negativos do metal.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (300.5 Kb)   docx (680.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com