TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ORGÂNICA QUALITATIVA: avaliação da solubilidade como propriedades física para algumas classes de compostos orgânicos

Por:   •  19/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.529 Palavras (7 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI[pic 3]

                             DIAMANTINA – MINAS GERAIS

                         Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT

[pic 4]

RELATÓRIO DA ATIVIDADE 1

ANÁLISE ORGÂNICA QUALITATIVA: avaliação da solubilidade como

propriedades física para algumas classes de compostos orgânicos

Diamantina, 28 de junho de 2016

Introdução

Solubilidade:

É a característica que uma substância tem de se dissolver em outra substância que seja caracterizada como solvente. Em virtude de sua elevada capacidade de dissolução, a água é classificada como “solvente universal”.

Situam-se três aspectos que é recomendado para a análise de solubilidade de compostos orgânicos, sendo essas: a polaridade, as forças de atração intramolecular e o tamanho da cadeia carbônica.

Com relação à polaridade tem-se um preceito bastante utilizado, que se aplica na maioria dos casos de dissolução, a qual relaciona que substância apolar é solúvel em substância apolar, já as substâncias polares são dissolvidas em substâncias polares, contudo esse princípio possui certas exceções como a gasolina que é apolar e se dissolve eficientemente em etanol que é polar.

Já relacionado às forças de atração tem-se que quando existe uma interação intensa o soluto se solubilizará, no entanto, se a força existente for mais densa a ligação permanecerá a mesma.

Em seguida considera-se que quanto menor a parte apolar da cadeia carbônica maior será a solubilidade, por exemplo, o ácido acético que possui uma parte hidrofóbica menos extensa possibilitando em solubilidade parcial em água.

Destarte, a solubilidade é comumente empregada em métodos como separação e purificação de mistura orgânica, em que aquelas misturas que possuem uma característica homogênea, ou seja, não possui nenhuma camada são consideradas solúveis, caso contrário, são denominadas insolúveis.

Objetivo

Classificar, através do experimento se os compostos orgânicos são solúveis ou não, relacionando com os conceitos de interações intermoleculares.

Procedimento

Na bancada do laboratório foram disponibilizados alguns compostos orgânicos, posteriormente deveria determinar a solubilidade dos compostos em água.Foi utilizado um conta gotas para auxiliar na captação de compostos líquidos, colocou uma breve quantidade do composto a ser testado em um tubo de ensaio e posteriormente adicionou-se aproximadamente entre 1 a 2 mL de água. O tubo de ensaio foi levemente agitado para uma melhor eficácia na observação.

Os compostos utilizados para o teste de solubilidade foram respectivamente:

  1. Alcoóis em água:

- Metílico;

-Etílico;

-n-Butílico;

-Tert-Butílico;

-Glicerol.

     2) Ácidos carboxílicos em água:

        - Ácido acético;

        -Ácido benzoico.

    3) Ésteres em água:

        -Acetato de Etila.

    4) Halogenados em água:

        -Diclorometano.

    5) Cetonas em água:

        -acetona;

        -cicloexanona.

    6) Hidrocarboneto em água:

        -Hexano.

Parte II - Solubilidade em ácido clorídrico diluído:

Em um tubo de ensaio adicionou-se 5 gotas de anilina e em sequência foram agregados 1 mL de solução de ácido clorídrico 20%.

Parte III - Solução diluída de bicarbonato de sódio:

Foram adicionadas pequenas quantidades do ácido carboxílico em questão em um tubo de ensaio e posteriormente acrescentou-se de 1 a 2 mL de solução de bicarbonato de sódio 20%.

Parte IV – Solubilidade em ácido sulfúrico concentrado:

Acrescentou-se uma curta quantidade do composto oxigenado em um tubo de ensaio e em seguida complementou com a adsorção de 2 mL de solução de ácido sulfúrico concentrado.

Posteriormente realizado os experimentos foram anotadas as observações da solubilidade dos compostos orgânicos.

Resultados e Discussões

  • Solubilidade de álcoois em água

Álcool

Solubilidade em  água

Solubilidade em Hexano

Metílico

Solúvel

Insolúvel

Etílico

Solúvel

Solúvel

n-butílico

Insolúvel

Solúvel

Tert-butílico

Solúvel

Solúvel

Glicerol

Solúvel

Insolúvel

Através da tabela têm-se os principais aspectos da solubilidade dos determinados alcoóis em meio aquoso e em hexano. Percebe-se que realmente o álcool metílico possui solubilidade com a água porque ele possui uma cadeia carbônica pequena além de possuir um grupo de hidroxila a qual pode fazer interações fortes com a água, como as ligações de hidrogênio, o mesmo acontece para o álcool etílico.

Já o álcool n-Butílico possui uma cadeia carbônica maior tendendo a possui características mais apolares, portanto, a interação com a água não se realiza de forma muito afetiva.

O Tert- Butílico e o glicerol caracterizam-se solúveis porque não possui uma cadeia carbônica extensa,o tert-butílico possui ramificações na qual facilita o processo de solvatação da água, logo possuem características polares de forma ativa com a água, ademais o glicerol possui uma solubilização eficaz devido a presença de três grupos de hidroxila sendo capaz de realizar mais interações de hidrogênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (507.3 Kb)   docx (253.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com