TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da solubilidade como propriedade física para algumas classes de compostos orgânicos.

Por:   •  14/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 7

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

DIAMANTINA – MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - ICT

ANÁLISE ORGÂNICA QUALITATIVA: avaliação da solubilidade como propriedade física para algumas classes de compostos orgânicos.

Aluno: Bruna Tameirão Ribeiro

                                                    

Diamantina – MG

Dezembro/2015

INTRODUÇÃO

A solubilidade é um dos temas mais relevantes da área da química, tanto pela sua importância intrínseca quanto pela variedade de fenômenos e propriedades químicas envolvidas no seu entendimento. O processo de solubilização de uma substância química resulta da interação entre a espécie que se deseja solubilizar (soluto) e a substância que a dissolve (solvente), e pode ser definida como a quantidade de soluto que dissolve em uma determinada quantidade de solvente, em condições de equilíbrio. Solubilidade é, portanto, um termo quantitativo. É uma propriedade física (molecular) importante que desempenha um papel fundamental no comportamento das substâncias químicas, especialmente dos compostos orgânicos.  Os solventes mais comuns utilizados em testes de solubilidade são:

  • Água
  • Solução diluída de acido clorídrico
  • Solução diluída de bicarbonato de sódio
  • Solução diluída de hidróxido de sódio
  • Acido sulfúrico concentrado
  • Solventes orgânicos

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é conhecer a solubilidade dos compostos em solventes de diferentes polaridades, com base na sua estrutura química.

MATERIAIS

  • Tubos de ensaio
  • Conta- gotas
  • Espátula
  • Solventes
  • Compostos orgânicos
  • Pipetas

PROCEDIMENTO

Na bancada do laboratório estava disponível os compostos orgânicos, sendo estes em estados físicos diferentes: líquido e sólido e os solventes.

O primeiro procedimento foi testar a solubilidade dos compostos orgânicos como os álcoois, ácidos carboxílicos, esteres, compostos halogenados, cetonas, aminas e hidrocarbonetos em água e/ou hexano. Para isso, adicionou-se uma pequena quantidade dos compostos –para os compostos líquidos foi utilizado um conta gotas e para os sólidos uma espátula- em um tubo de ensaio vazio, e em seguida, com uma pipeta, mediu-se de 1 à 2ml dos solventes e o acrescentou no tubo de ensaio, em seguida, agitou a mistura. Com isso, obteve-se as tabelas de 1 a 7 (anexada aos resultados e discussões).

No segundo procedimento, foi testado a solubilidade da anilina em HCl. Para isso, foi adicionado cinco gotas de anilina em 1mL de solução de ácido clorídrico 20% em um tubo de ensaio, conforme mostrado na tabela 8 (anexada aos resultados e discussões).

O terceiro procedimento foi o teste de solubilidade de ácidos carboxílicos em solução de NaHCO3. Para isso, adicionou-se 2mL de solução de bicarbonato de sódio em um tubo de ensaio, contendo uma pequena quantidade de ácido carboxílico, conforme mostrado na tabela 9 (anexada aos resultados e discussões).

O último procedimento foi o teste da solubilidade dos compostos oxigenados em H2SO4, do qual foi colocado em tubos de ensaio e em seguida adicicionou-se 1mL de ácido sulfúrico concentrado, conforme mostrado na tabela 10 (anexada aos resultados e discussões).

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Tabela 1: Solubilidade de álcoois em água e hexano:

 Álcool

Solubilidade em água

Solubilidade em hexano

Metílico

Solúvel

Insolúvel

Etílico

Solúvel

Solúvel

n-butilico

Insolúvel

Solúvel

Tert-butílico

Solúvel

Insolúvel

Glicerol

Solúvel

Insolúvel

Isopropilico

Solúvel

Solúvel

Propileno glicol

Solúvel

Insolúvel

O composto metílico foi solúvel em água e insolúvel em hexano, já que o composto faz ligação de hidrogênio, que é uma ligação muito forte e difícil de ser rompida, portanto é mais fácil para a água, que também faz ligação de hidrogênio, interagir com esse composto, do que o hexano, que é um solvente apolar.

O álcool etílico foi solúvel tanto em água, quanto em hexano, visto que por mais que ele possua uma parte apolar maior do que a do metílico, interagindo melhor com o hexano, ele também faz ligação de hidrogênio, que interage com a água.

Já o n-butilico é insolúvel em água; por mais que o composto possua uma ligação de hidrogênio, a grande cadeia de carbonos presente em sua estrutura faz com que o composto possua um caráter apolar, que interage melhor com o hexano, garantindo a solubilidade nesse composto.

 Já o tert-butilico é um composto com ramificação, e esta influencia na solubilidade da molécula, fazendo com que o composto se torne mais polar e logo, mais solúvel em água e menos solúvel em hexano.

O glicerol possui uma parte apolar, porém três ligações de hidrogênio, o que torna o composto mais difícil de ser solvatado pelas moléculas do hexano, tornando-se insolúvel nessa substancia, e como interage melhor com compostos polares, é facilmente solvatado pela água.

O isopropílico é solúvel tanto em água quanto em hexano, por possuir uma parte apolar que interage com o hexano e uma ligação de hidrogênio que irá interagir com a água.

Já o propileno glicol possui duas ligações de hidrogênio, que serão difíceis de serem solvatadas pelas moléculas do hexano, por serem muito resistentes, logo é insolúvel nesse composto e facilmente solúvel em agua.

Tabela 2: Solubilidade de ácidos carboxílicos em água:

Ácido carboxílico

Solubilidade em água

Acido acético

Solúvel

Ácido benzoico

Insolúvel

Ácido salicílico

Insolúvel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (270.6 Kb)   docx (123.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com