TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AS TÉCNICAS DE LABORATÓRIO. VIDRARIAS E MEDIDAS DE DENSIDADE DE LÍQUIDOS

Por:   •  5/4/2019  •  Abstract  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

QUI112 – Química Experimental – 18/03/2019

Antônio Henrique C. Paiva – 33221 – Turma 11

Gabriel Alves Lima – 33961 – Turma 11

INTRODUÇÃO AS TÉCNICAS DE LABORATÓRIO. VIDRARIAS E MEDIDAS DE DENSIDADE DE LÍQUIDOS

  1. Introdução

Neste primeiro laboratório foram apresentados alguns instrumentos que serão utilizados ao longo do semestre. Foi comentado o modo certo de manuseá-los a fim de se obter um medida mais precisa, com o menor erro. A primeira parte consistia em medir a temperatura de ebulição da água utilizando um termômetro. Algumas características da chama do gás CH4 foram comentadas. Na segunda parte, o objetivo era obter massa e volume da água para poder calcular a densidade da mesma.
        A determinação de propriedades de substâncias, depende de certos parâmetros, como a densidade que depende da massa, volume e também da temperatura. Massa é a medida da quantidade de material de um objeto. A unidade de massa no SI é o quilograma (kg). Volume é a medida do espaço ocupado por um objeto, e sua unidade no SI é m³ (metro cúbico), mas também é utilizado o litro(L) que é igual a um decímetro cúbico (dm³). Temperatura está relacionada ao grau de agitação das moléculas, com o grau de calor e frieza do objeto. Sua unidade no SI é o kelvin (K), mas em laboratório utiliza-se Celsius (C), onde (K=C+273,15). Com esses conceitos podemos obter a densidade.

A densidade é uma propriedade relacionada com a massa e volume, seria a quantidade de matéria existente por unidade de volume. É obtida pela razão entre a massa de alguma amostra, e o volume desta. Como a densidade depende do volume, a cada temperatura, as substâncias podem se contrair ou expandir, por isso a densidade depende da temperatura.  Então em laboratório, além de medir a massa e volume da substância também é preciso medir sua temperatura.

Basicamente, este experimento tem como objetivo, a medição da massa e volume e temperatura da água para, com esses valores medidos em laboratório, calcular sua densidade.

  1. Parte Experimental

2.1. Materiais Utilizados

  • Bico de Bunsen;
  • Suporte Universal;
  • Béquer;
  • Tela de Amianto;
  • Tripé;
  • Termômetro;
  • Pipeta Volumétrica;
  • Bureta;
  • Balança;
  • Pêra para a pipeta;
  • Água destilada;

2.2 Métodos

Na primeira parte do experimento, o objetivo era a medição da temperatura de ebulição da água levando em conta as condições atmosféricas do laboratório. Primeiro foi feito a regulagem correta do Bico de Busen. Foi visto as características da chama quando o regulador de ar estava fechado e quando o mesmo se encontrava aberto e foram anotadas as características de ambas as chamas nos dois casos. Em seguida foi colocado água em um béquer seco e limpo para esquentar a água e assim medir a temperatura de ebulição da mesma.

Na segunda parte do experimento, a principal atividade é obter os dados para calcular a densidade da água e foi realizado em duas etapas.

A primeira etapa foi determinar o volume da pipeta volumétrica. Primeiro, foi medido a massa do béquer seco e limpo. Foram colhidas três medidas de massa do mesmo. Depois, foi colocada água destilada no béquer a fim de se medir a o volume da pipeta volumétrica e medir a massa do béquer com a água. Assim, com a diferença das massas, pode-se obter a massa da água e com o volume se calcular a densidade da água. Foi realizado esse procedimento três vezes.

Na segunda etapa foram realizados os mesmos passos da primeira etapa, porém ao invés de se utilizar a pipeta volumétrica, foi utilizado a bureta.

  1. Resultados e Discussão

3.1 Primeira parte do Experimento

        
        
Com o regulador de ar fechado, observou-se uma chama de cor “amarela laranja”, também foi visto uma fumaça subindo deixando o fundo da tela de amianto suja de “carvão”. Uma característica dessa chama é que ela pode ser considerada uma chama “fria”. A equação completa da reação é:

CO + H20

        Com o regulador aberto, observou-se uma chama de coloração azul, na qual a parte mais externa foi visto um azul mais escuro do que na parte mais interior da chama, caracterizando uma chama “quente”. Em todo o tempo foi visto uma chama em formato de cone azulado. A equação completa da reação é:

CO2 + H20

Após essas observações, foi colocada a água destilada para ser fervida. A água sendo evaporada é uma transformação física, pois ela muda seu estado físico de líquido para gasoso. Foi medido 96°C quando a água estava em ebulição para uma pressão atmosférica de 690mmHg medido em laboratório.

A diferença de temperatura de ebulição da medida em laboratório para a temperatura de ebulição a CNTP se deve ao fato da diferença de pressão atmosférica. Enquanto à CNTP temos 760mmHg, no laboratório encontramos os 690mmHg, ou seja, uma menor pressão atmosférica. Logo, com uma pressão atmosférica menor, a temperatura de ebulição cai, justificando os 96°C medido.

                        3.2 SEGUNDA PARTE DO EXPERIMENTO

  • Pipeta volumétrica

        Primeiramente nesse experimento deve-se medir a temperatura ambiente que foi 25°C e depois colocado o béquer de 25ml em uma balança para saber sua massa, após colocou-se uma quantidade de água no béquer de 50ml para suga-la com a Pipeta volumétrica.

Após colocar a pipeta dentro da agua retira todo o ar da pera e a introduz na parte superior da pepita e aperta em baixo da pera para que desta forma puxasse a agua pela pipita ultrapassando sua linha de 25ml, com isso retirasse a pera e tampa a pepita com o dedo retirando-a da agua e liberando a pressão lentamente até o nível de agua chegue na linha da Pipeta de 25ml, chegando nessa linha coloca a agua dentro do béquer de 25ml e pesa sua massa com a agua, repetindo esse processo até se obtenha os valores da tabela inferior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com