TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Identificação de álcoois

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário 08

1) Que tipo de reação ocorre no teste?

O ar é expelido através de um canudo em uma solução de dicromato de potássio fortemente ácida (ácido sulfúrico). O etanol presente no algodão na ponta do canudo reage com os íons dicromato da solução, produzindo acetaldeído e íons Cromo 3. Em razão da reação química, ocorre uma mudança na cor da solução, a cor característica laranja passa para uma coloração escura e após adicionar água aos tubos observamos a coloração azul clara, acusando a presença de álcool. O álcool é oxidado a aldeído, por tanto é uma Oxidação.

3) Qual a diferença observada de acordo com os tubos (quantidade de álcool assoprado)? Explique o porque dessa diferença.

Depois de preparado os tubos de ensaio com os reagentes pegou-se o canudo com o algodão umedecido no álcool etílico, soprou-se os 3 tubos em seqüência 1, 3 e 5 vezes, e foi observada a coloração azul escuro. Após adicionar em cada tubo 20 mL de água foi observada em todos os tubos a coloração azul clara, este resultado acontece devido a intensidade do sopro, ou seja, quanto mais forte o sopro maior é a tendência da coloração em se tornar incolor, e quanto mais incolor conclui-se que na solução quase não apresenta dicromato de potássio, comprovando a presença do álcool.

4) Em relação às reações de oxidação de álcoois, identifique quais produtos são obtidos, e que agentes oxidantes podem ser utilizados.

Os produtos que foram obtidos nas reações de oxidação de álcool são: aldeídos e ácidos carboxílicos , com álcool primário, e cetonas, com álccol secundário. Podem ser utilizados como agentes oxidantes o permanganato de potássio e o dicromato de potássio em meio ácido sulfúrico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com