TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Incidente de Bhopal

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA

UNISOCIESC – INSTITUTO SUPERIOR TUPY

 

 

 

 

Jennifer Gambeta

EGQ 111

 

 

 

 

 

 

Incidente de Bhopal

 

 

 

 

 

Professor: Fabiano Peixoto

Disciplina: Introdução aos Processos Químicos Industriais

 

 

 

Joinville

2016/Abril

Acidente Químico em Bhopal - Índia

Em 03 de dezembro de 1984 aconteceu o pior acidente químico industrial do mundo. O ocorrido foi em Bhopal, na India, com o responsável sendo a empresa Union Carbide que fabricava pesticidas na época. Naquela noite, a indústria liberou uma nuvem de fumaça química, que matou mais de 20 mil pessoas em poucas horas. O ápice do acidente aconteceu devido a uma reação química dentro do tanque de armazenamento da fábrica.

        O gás fosgênio era uma das matérias primas na produção do pesticida. Extremamente letal, era produzido através da junção do monóxido de carbono e do cloro. O composto é totalmente insolúvel em água e, quando liberado, forma uma nuvem branca próxima ao solo. O gás fosgênio entra na camada mais distante do pulmão, rompendo a membrana. Dessa forma, o sangue começa a inundar o sistema respiratório e a pessoa morre afogada. Devido a sua periculosidade, era armazenado em quantidades suficientes para a síntese de curtos períodos de produção.

Infelizmente, outros componentes eram utilizados na fabricação do pesticida, em especial o gás metil isocianato (MIC), que era armazenado em vários tanques pressurizados. Porém, o gás MIC apresenta uma alta reatividade, sendo a interação entre o gás e a água altamente perigosa. Caso alguém inalar baixas concentrações de MIC, esta pessoa vai ser afetada primeiramente nas partes úmidas do corpo, como os olhos, a boca e as vias respiratórias superiores. Em altas concentrações, o MIC chega ao pulmão e o danifica, fazendo-o sangrar e provocando asfixia com o próprio sangue, um mecanismo semelhante do fosgênio.

As causas do incidente ainda são controversas, mas o governo indiano declarou que:

O incidente iniciou durante a rotina de manutenção (limpeza) dos canos que conduziam a matéria prima para a síntese do Sevin (pesticida fabricado). O funcionário da empresa conectou uma mangueira de água em um dos canos que correriam por dentro da fábrica, pois manter o sistema limpo era essencial, já que os agentes contaminantes poderiam se formar facilmente pelo processo. O processo muitas vezes demorava horas, pois a sujeira deveria passar pelo sistema através dos bocais de drenagem.

Durante a etapa de manutenção, os canos que estavam sendo lavados começaram a ficar entupidos devido ao acumulo de sujeira que vinha junto com a água. Ao Bloquear os bocais, a água começou a retornar, indo para um dos principais tubos que passam por dentro da fábrica.

Entretanto, a empresa deveria seguir os procedimentos de segurança antes da limpeza dos canos. Um deles é o isolamento das seções de canos que levam o compartimento até as substancias perigosas. O disco de metal (anteparo) é inserido na junção dos canos, onde os parafusos que são fortemente apertados, até que consiga um selo impenetrável, impedindo assim que a água entre no tanque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (93 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com