TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumental

Por:   •  30/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório Análise Instrumental – Aula 04

Determinação simultânea de espécies absorventes

Introdução

        Absortividade também conhecida como coeficiente de extinção molar é a capacidade que um mol de substância em absorver luz a um dado comprimento de onda, ou em outras palavras, é a característica de uma substância que indica qual a quantidade de luz que é absorvida num determinado comprimento de onda. Quanto maior a absortividade molar, maior a absorbância.

        A constante de proporcionalidade que relaciona a absorbância com o caminho óptico e a concentração das espécies absorventes, denominada absortividade molar (e). A absortividade molar depende da substância, do comprimento de onda utilizado, da temperatura e do solvente no qual estão dissolvidas.

Objetivo: 

- Determinar a absortividade molar, ε, de cada espécie absorvente Fenolftaleína e Verde de Bromo Cresol, em uma solução aquosa tamponada a pH 9.

- Calcular as concentrações de Fenolftaleína e Verde de Bromo Cresol, em uma solução aquosa de concentrações desconhecidas.

Revisão de literatura.

        A espectrofotometria é um método analítico que se baseia na interação (absorção e/ou emissão) da matéria com a energia radiante, ou seja, radiação eletromagnética quando os elétrons se movimentam entre níveis energéticos. A absorção da radiação luminosa acontece nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho.

        O espectrofotômetro permite saber que quantidade de luz que é absorvida a cada comprimento de onda. Cada substância têm diferentes padrões de absorção, a espectrofotometria permite identificar substâncias com base nos espectros, também permite quantifica-la, já que a quantidade de luz absorvida está relacionada com a concentração da substância.

         A molécula responsável pela absorção de luz é chamada de cromóforo. Qualquer substância que absorva luz visível parece colorida quando a luz branca é transmitida através dela ou refletida a partir dela.

        Na maioria das análises espectrofotométricas, é importante preparar um reagente branco contendo todos os reagentes, mas com o constituinte em análise substituído por água destilada. Também é importante usar uma série de padrões para estabelecer uma curva de calibração. Os padrões devem ser preparados pelo mesmo procedimento usado nas amostras desconhecidas. A absorbância da amostra desconhecida de diminuir dentro da região coberta pelos padrões, de forma que não haja questionamento sobre a validade da curva de calibração.

        O Verde de Bromo Cresol (Tetrabromometacresolsulfonoftaleína) é um indicador acido- base com ponto de viragem de 3,8 a 5,4 cuja formula estrutural é:

[pic 1]

         Já Fenolftaleína é um indicador acido- base com faixa de viragem de 8 a 10, cuja sua formula estrutural é representada da seguinte maneira:

[pic 2]

 

Principio do experimento:

        A lei de Lambert – Beer trata-se da relação de linear entre a absorbância e a concentração da espécie absorvente.

Expressa da seguinte forma:

[pic 3]

                                              Onde:            ε = absortividade molar, mol-1. L. cm-1

                                                                    b = caminho ótico, cm                                          

                                                                    c = concentração da espécie absorvente, mol/l

Materiais:

  • Espectrofotômetro
  • Cubetas de espessura (1,00 +- 0,01)cm
  • Bureta de (10,00 +- 0,05)ml
  • Balão volumétrico de (50,0 +-0,3)ml
  • Solução aquosa de KMnO4 (5,00+-0,02)X10-1 g/L
  • Solução aquosa de KMnO4 de concentrações desconhecidas

Reagentes utilizados

  • Permanganato de Potássio ( KMnO4)
  • Água destilada ( H2O)

Procedimento

Transferiu-se para um balão volumétrico de 50mL a quantidade da soulução de KMnO4  de acordo com os valores estabelecidos, o seu volume foi ajustado com água destilada.

Solução

KmnO4

(5,00±0,02)x10-1g/l, ml

Concentração da solução em mol/l

A

2,50

B

3,00

C

3,50

D

4,00

E

4,50

Essas soluções foram utilizadas para realizarem o cálculo das transmitâncias (%) e o calculo das respectivas absorbâncias das soluções de A até E, em uma faixa de 526 nm.

        Foi utilizado como branco a água destilada para calibração do aparelho antes de efetuar cada leitura.

Determinação da concentração de KMnO4

Determinando a concentração da solução em mol/l de KMnO4, com seu respectivo desvio. Dado : MM (KMnO4) = ( 158,04 + 0,02)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (183.3 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com