TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos de medição

Projeto de pesquisa: Instrumentos de medição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

Instrumentos de medição

1. INTRODUÇÃO

O processo de medição veio com o próprio Oersted que descobriu que ao se aproximar uma agulha imantada de um fio percorrido por uma corrente essa agulha sofria uma deflexão. Aproveitando então este fenômeno, a criação de um campo por uma corrente, foi possível desenvolver instrumentos capazes de detectar e medir a eletricidade dando origem ao galvanômetro de bobina móvel.

2. MULTÍMETRO

O multímetro é um aparelho de medida elétrica, capaz de realizar a medição elétrica de três tipos diferentes:

• Voltímetro: usado para medir D.D.P ; a amplitude da tensão elétrica; V.

V --- : tensão continua (ex: pilhas e baterias);

V ~ : tensão alternada (ex: tomada)

• Amperímetro: usado para medir a corrente elétrica; A ou mA.

A --- : corrente continua;

A ~ : corrente alternada.

• Ohmimetro: usado para medir a resistência elétrica; Ω.

Este equipamento tem a capacidade de medir também a capacitância, frequência de sinais alternados, temperatura e entre outros.

2.1 Tipos de Multímetros

Existem dois tipos de Multímetros, os Analógicos e Digitais:

2.1.1 Multímetro Analógicos: Baseados no Galvanômetros, instrumento composto basicamente por uma bobina elétrica montada em um anel em volta de um imã. O anel munido de eixo e ponteiro pode rotacionar sobre o imã. Uma pequena mola espiral - como as dos relógios - mantem o ponteiro no zero da escala. Uma corrente elétrica passando pela bobina, cria um campo magnético oposto ao do imã promovendo o giro do conjunto. O ponteiro desloca-se sobre uma escala calibrada em tensão, corrente, resistencia etc. Uma pequena faixa espelhada ao longo da escala curva do mostrador, ajuda a evitar o erro de paralaxe; (vide figura 1)

Figura 1 – Multímetro Analógico

2.1.2 Multímetros Digitais: Composto por um componente eletrônico versátil, chamado de amplificador operacional, em que convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números ou transferidos para um computador pessoal. Várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras são possíveis. (vide figura 2)

Figura 2 – Multímetro Digital

Como já citamos o voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito. Ele exibe essas medições, geralmente, por meio de um ponteiro móvel ou um mostrador digital, de cristal líquido. A unidade apresentada geralmente é o volt (V). Muitos voltímetros, na verdade, não são nada mais do que amperímetros com alta resistência interna. O voltímetro com sua alta resistência interna, introduz o mínimo de alterações no circuito que está sendo monitorado.

Assim como um amperímetro indica a corrente que passa por ele, um voltímetro indica a tensão entre seus terminais. A unidade do Amperímetro é o Ampère (A). Como a corrente elétrica passa através dos condutores e dispositivos ligados a eles, para aferir a corrente que passa por alguma região de algum circuito, deve-se colocar o amperímetro em série com esta, sendo necessário abrir o circuito no local da medida. Por isso, para as medições serem precisas, é esperado que o amperímetro tenha uma resistência muito pequena comparada às do circuito.

Um Ohmímetro é um instrumento de medida elétrica que mede a resistência elétrica. Ou seja, a oposição à passagem da corrente elétrica. Um tipo de ohmímetro mais preciso possui um circuito eletrônico que fornece uma corrente constante I através da resistência, e outro circuito mede a tensão V (o V é usado pela física, mas os técnicos em eletrônica usam "E" ou "U") sobre a resistência. Usando-se da lei de Ohm, com a seguinte equação para medir a resistência:

Onde :

R (U)= Resistência;

V= Diferença de potencial;

I= Intensidade da corrente.

3. OBJETIVOS

Utilizar o multímetro para medição de amplitude de tensão elétrica, resistência de passagem de corrente e a passagem de corrente elétrica.

4. MATERIAIS UTILIZADOS

 Multímetro;

 Pontas de provas;

 2 pilhas de 1,5 V ;

 Painel de associação;

 Resistores.

5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

5.1 - 1° Experimento: Medição de Tensão

Etapa 1: Primeiro aperta-se o botão Power para ligarmos o parelho, caso queira que a imagem fique gravada na tela aperta-se Hold, colocamos as pontas de provas no multímetro, no lugar especifico para medir a tensão, pelo fato desta medir a tensão e a resistência, basta colocarmos a ponta de prova vermelha no lugar da grandeza que desejamos saber (foto 1). Depois escolhemos a escala em que queremos medir a Tensão, que foi a uma tensão contínua V--- de 2V .

Foto 1

Etapa 2: Depois colocamos as pontas de prova em paralelo com a pilha seguindo o esquema: vermelho (positivo) em paralelo com a parte de maior tensão da pilha e preto (negativo) com a parte de menor tensão, e obtemos os resultado, que foi uma tensão de 1,519 V a uma escala de 2 V. (foto 2)

Foto 2

Etapa 3: Invertemos as posições das pontas de prova, afim de verificarmos se daria o mesmo resultado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com