TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos no laboratório de química

Por:   •  1/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

Prática 1 - Utilização de vidrarias e equipamentos básicos de um laboratório de química

1 Introdução

A experimentação é um recurso que facilita a compreensão dos conceitos da química e a validação dos mesmos, mas para realizar os experimentos é necessário conhecer e saber a utilidade das vidrarias e equipamentos dispostos em um laboratório químico.

Dentre as diversas vidrarias existentes, foi apresentado nesta prática apenas as de finalidades mais básicas, como: mistura de substâncias, preparo de soluções, medição e transferência de líquidos, filtrações e separações de soluções ou substâncias. Algumas vidrarias possuem a mesma finalidade, diferindo apenas a forma de medição ou sua precisão.

A precisão das vidrarias é de suma importância para a experimentação, assim como a exatidão, sendo que a precisão é a aproximação dos resultados de um mesmo procedimento e a exatidão é a correspondência do valor obtido ao valor real, por exemplo, uma balança não ajustada corretamente pode dar valores bem precisos mas não terá valores iguais ao real, ou seja, não terá exatidão.

Nesta prática foram analisadas duas vidrarias: a pipeta volumétrica e a pipeta graduada. Para analisar a exatidão das vidrarias, comparou-se o volume da água destilada medida pelas pipetas com o volume obtido por meio de uma relação, apresentada na equação 1, entre a massa e a densidade do mesmo líquido.

d = m/v (1)

Onde:

d= densidade em g/cm3;

m = massa em g;

v = volume em ml;

Para aferir a precisão das mesmas vidrarias, foi repetido o procedimento várias vezes e com todos os resultados experimentais obtidos utilizou-se o cálculo do desvio padrão (s), equação 2, e o cálculo de variância (CV), equação 3.

Onde:

xi = valor medido;

x- = valor médio;

n = Número de repetições do experimento;

2 Objetivo

Esse experimento tem como finalidade o estudo de algumas vidrarias básicas e equipamentos de um laboratório de Química, facilitando a execução de experimentos futuros que irão ser realizados na disciplina de química geral experimental. O estudo foi focado em aprender a utilidade e a maneira certa de manusear as vidrarias e equipamentos, assim como, analisar a precisão e exatidão de algumas vidrarias.

3 Materiais e reagentes

Os materiais utilizados nesse experimento foram: 2 frascos de Béquer; Termômetro digital; Balança analítica; Água destilada; Pipeta volumétrica 2 ml; Pipeta graduada 2 in 1/10; Papel toalha; Pipetador tipo Pi-pump.

4 Procedimento

A seguir estão dispostos em tópicos todos os procedimentos necessários para o desenvolvimento dessa prática:

1 - Colocou água destilada em um dos frascos de béquer e aferiu a temperatura do líquido com o termômetro.

2 - Encaixou a pipeta volumétrica de 2 ml no pipetador e pipetou a água destilada depositada no béquer até o menisco (marca do volume indicada).

3 - Limpou o segundo béquer com papel toalha e colocou-o na balança analítica, depois, apertou-se o botão ‘T’ para tarar, ou seja, zerar a balança com o valor da massa da vidraria.

4 - Com a balança zerada, transferiu a água destilada da pipeta volumétrica para o béquer dentro da balança e anotou-se o valor obtido.

5 - Retirou o segundo frasco de béquer da balança, limpou-se o béquer e repetiu o mesmo procedimento duas vezes para obter valores mais precisos.

6 - Repetiu-se todo o processo (1-5) utilizando desta vez a pipeta graduada com um volume de 2 ml de água destilada.

5 Resultado e análise

Os dados experimentais obtidos em todo o experimento estão dispostos na tabela 1. O equipamento utilizado para medir as massas (m) foi uma balança analítica digital com três dígitos de precisão e possui um erro instrumental de 0,001 g.

Tabela 1. Dados experimentais com erro da balança obtidos na prática.

Vidraria

M1 (g)

M2 (g)

M3 (g)

Pipeta volumétrica

1.951 +- 0,001

1.950+- 0,001

1.951+- 0,001

Pipeta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com