TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Juntas metálicas

Projeto de pesquisa: Juntas metálicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

1.0 Introdução

Neste trabalho, discutimos a respeito das ligações metálicas e suas propriedades físicas, da importância da reciclagem do alumínio e o impacto que a reciclagem desse material tem no nosso meio ambiente. Podemos ver também como que a reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável, pois ele está presente no nosso dia a dia e seu uso e reciclagem é eterno.

Outro aspecto discutido é sobre a eletrólise ígnea que é o processo utilizado para a obtenção do alumínio. A palavra eletrolise significa eletricidade e decomposição, ou seja, decomposição por eletricidade. Aos longos dos anos a eletrólise se desenvolveu substancialmente e suas aplicações foram utilizadas pelas indústrias na produção de metais e também não metais.

2.0 Ligações metálicas

É uma ligação entre metais e metais. Os metais são elementos químicos, que podemos encontra-lo na tabela periódica, apresentam propriedades únicas diferentes das outras substancias, por exemplo, ametais, gases, etc.

Na composição atômica temos a camada de valência, então os elétrons se movem por essa camada, se mantendo atraídos eletromagneticamente pelos cátions, permitindo assim, a formação de moléculas de metais dos próprios metais.

Os átomos metálicos se aproximam em arranjos tridimensionalmente ou geometricamente muito bem definidos. A camada de átomos, pode se estender para os cinco lados, tendo assim uma grande mobilidade eletrônica.

Uma ligação metálica ocorre quando dois metais se unem, formando sólidos cristalinos. Temos nessa ligação metais com vontade de doar, esses, perdem os elétrons que estão na ultima camada, sendo assim, os elétrons ficam soltos. Os íons de carga positiva, aprisionados em uma espécie de nuvem eletrônica, formando assim um fluxo de elétrons.

A estrutura do metal nos concede uma ótima capacidade de ser condutor de corrente elétrica, os metais são condutores de eletricidade estando no seu estado sólido ou liquido (ex: metal fundido) ou mercúrio, que podemos encontrar esse metal no estado líquido natureza, esse tem símbolo atômico (Hg). A maioria dos metais possui um aspecto brilhante com tom de cinza, mas temos aí duas exceções, o ouro, cujo símbolo atômico (Au) e o cobre (Cu) e o mercúrio (Hg), mas na ligação metálica usamos mais em nosso cotidiano, na fabricação de alguns objetos, esses  possuem características que os outros metais puros não possuem.

Exemplos:

A liga de ouro usado em joalherias para aumentar a durabilidade do material, essa ligação é feita pela seguinte composição: ouro, prata e cobre.

Bronze: composto de liga de mercúrio, prata e estanho, usado em obturações dentárias.

Aço inoxidável: composta por liga de carbono, ferro, cromo e níquel; com essa ligação metálica são fabricados utensílios de cozinha talheres, por exemplo, peças de carro, tendo ainda uma característica especial, ele não enferruja.

Temos aí o que são as ligações metálicas e alguns exemplos para saber-nos onde e como usamos as ligações metálicas mesmo sem perceber.

2.1 Propriedades das ligações metálicas

As ligações e as estruturas que os metais apresentam são uma série de propriedades:

Brilho metálico que são usados em alianças

Condutividade térmica e elétrica: os elétrons livres permitem um fluxo rápido do calor e eletricidade através dos metais.

Alto ponto de fusão e ebulição.

Resistente à tração.

Meleabilidade: Propriedade de se deixar reduzir duas chapas e laminas bastante fina, por exemplo, folhas de papel alumínio.

Ductibilidade: Propriedade de deixar reduzir a fios

3.0 A reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável

Para a sustentabilidade aconteça, há necessidade que haja respeito à natureza. Toda a sociedade humana, por mais avançada que seja, depende de suas relações de troca com a natureza para sobreviver. Tomando-se por base a essência da sustentabilidade podemos afirmar que a reciclagem do alumínio contribui para o desenvolvimento sustentável por varias razões, entre elas, a economia da eletricidade em comparação a extração por mineração, atender segmentos industriais, contribui com o alivio da emissão dos gases causadores do efeito estufa, além do mais esta comprovada que um quilo de alumínio reciclado, evita a extração de cinco quilos de bauxita da natureza.

Outro aspecto que vale ressaltar é que o alumínio reciclado tem vida útil infinita, pois a alta temperatura para seu derretimento não altera suas propriedades físico-químicas. A reciclagem de uma única latinha de alumínio pode economizar a energia necessária para manter um televisor ligado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com