TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGISTICA REVERSA

Por:   •  4/9/2015  •  Artigo  •  3.555 Palavras (15 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 15

Agrotóxicos[pic 1][pic 2]

Adenilson Junior Lourenço

Cesar Augusto V. Pinto Machado

Fabio Augusto Moscatelli

Fernando Alves Moreira

Juliana Mello Machado

Leonel de Melo Lisboa

Rodrigo Rodrigues Guzzo

Weliton Jose da Silva Barbosa

Orientadora:

Profª Mª Gislaine Vilas Boas Simões.

[pic 3]


LOGÍSTICA REVERSA NA PRODUÇÃO DE AGROTÓXICOS.

RESUMO

No Brasil a crescente preocupação sobre a logística reversa na produção de agrotóxicos está cada vez mais procurada. A preservação do meio ambiente, leis que priorizam o descarte adequado do uso dessas embalagens e a competitividade da imagem que a organização pode passar em relação a esses serviços. O grande uso de agrotóxicos pelos agricultores fez com que a produtividade aumentasse nas organizações, preocupando o Governo Federal na questão de preservação do meio ambiente. Para administrar melhor a destinação final dessas embalagens, foi criado um órgão público chamado INPEV, que se responsabiliza sobre o comprometimento das organizações para com esses serviços. A logística reversa está se tornando um assunto economicamente importante nos dias de hoje, seu máximo valor de reaproveitamento das embalagens torna-se um ciclo produtivo. Este artigo mostra com dados confiáveis de site governamental, legislações, bibliografias e citações de livros, que este assunto não é de difícil entendimento. E o tema que é abordado é de grande relevância e sustentabilidade.

Palavra-chave: Desenvolvimento sustentável, agrotóxicos embalagens, logística reversa.

ABSTRACT

We can observe a growing concern about reverse logistics in the production of pesticides in Brazil. Preservation of the environment, laws that prioritize the proper packaging disposal and the competitiveness of the image that the organization can move towards these services. The widespread use of pesticides by farmers increased the productivity in organizations. It concerned the Federal Government about preservation of the environment. In order to achieve a better management of the disposal of these packages, it was created a public agency called INPEV that takes the responsibility on the commitment of organizations for these services. Reverse logistics is becoming an economically important issue these days, due to the maximum reuse of packaging becomes a productive cycle. This article demonstrates through trusted data from the government website, laws, bibliographies and citations of books that this matter is not difficult to understand. The addressed theme is of great relevance and sustainability.

Keywords: Sustainable development, pesticides, packages, reverses logistics.


  1. INTRODUÇÃO

O ser humano de um modo geral vem buscando, uma forma de conviver melhor com o meio ambiente, buscando sempre pelas fontes de matérias primas quanto pelo reaproveitamento de resíduos, para que após seu uso não causem impactos negativos ao meio ambiente, de uma forma geral isso é traduzido em responsabilidade pelo meio ambiente em que vivemos.

Agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, remédios de plantas, veneno. Essas são algumas das inúmeras denominações relacionadas a um grupo de substâncias químicas utilizadas no controle de pragas (animais e vegetais) e doenças de plantas. 

No ano de 2000 foi instituída uma lei de numero 9974/00 que determinava que todos os produtores agrícolas do Brasil, deveriam se responsabilizar pelas embalagens dos produtos pós-consumo, essa lei determina responsabilidades não somente aos produtores mais a toda a cadeia que envolve o processo, fabricantes, importadores, distribuidores também se enquadram na mesma.

Tendo em vista que os produtores rurais são os responsáveis diretos pela maior parte da contaminação do meio ambiente, devido à falta de orientação no manuseio dos produtos e principalmente da destinação correta dos resíduos por ele gerado.

Tendo isso em vista veio à necessidade de se melhorar a lei então no ano de 2010 surgiu à lei federal 12305/10 que determina que as empresas devem implementar sistemas de logística reversa, para coleta e destinação adequada dos resíduos de embalagens gerados por seus produtos.

Sabemos que para que uma empresa consiga manter-se sólida e gerar lucro que a finalidade para qual a mesma foi criada, ela precisa adotar uma visão ampla que vai além dos muros que cercam suas unidades fabris.

Existem vários pontos que fazem com que as empresas adotem sistema de logística reversa dentre eles, leis que forçam as mesmas a retornarem seus produtos após ser utilizados pelo produtor final, e benefícios econômicos provenientes da reutilização desses materiais.

Contudo com o incentivo pela ISO 14000 que trata exclusivamente das questões relacionadas ao meio ambiente, algumas empresas tem dado maior atenção aos resíduos que seus produtos geram pós-consumo.

Algumas empresas já se conscientizaram e conseguiram ter uma visão mais ampla dos benefícios derivados desse reaproveitamento, porém os consumidores finais não sabem como agir e nem onde e como deve ser feito a destinação desses resíduos.

O presente artigo tem como objetivo esclarecer duvidas, e destacar qual o papel de cada individuo na cadeia, demonstrando com argumentos e fatos a importância dessa consciência, além de contribuir para a implantação de uma estrutura de gestão logística eficiente e eficaz, a fim de proporcionar à expansão otimizada e sustentável do recolhimento das embalagens de agrotóxicos.

Essa modelagem exige um alto nível de profissionalização e interação efetiva de todos os elos envolvidos nessa estrutura, possibilitando a elaboração de soluções viáveis para seus entraves, aproveitando sua potencialidade.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Segundo Idalberto Chiavenato, em seu livro Administração Teoria, Processo e Prática (2014), o planejamento é a primeira função administrativa, pois ela serve de base para as demais funções como, organização, direção e controle. Serve também para determinar o objetivo e o que deve se fazer para alcança-los da melhor maneira possível, ou seja, para que o sistema funcione da melhor maneira e com o mínimo de esforço e custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (237.6 Kb)   docx (739 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com