TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligaçoes quimicas

Por:   •  2/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.653 Palavras (11 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1

Questão 1: Defina:

  1. Ligação iônica.

R: Ligação química que ocorre entre os átomos quando estes reagem entre si, a fim de alcançarem a estabilidade que segundo a teoria do Octeto, compõem 8 elétrons na ultima camada. Na formação da ligação iônica, um metal doa elétron, devido a sua baixa eletronegatividade, formando um íon positivo ou cátion. Geralmente as ligações iônicas se formam entre um metal e um ametal. O átomo do ametal possui uma alta eletronegatividade, e facilmente ganham elétrons formando um íon negativo ou ânion.

  1. Ligação Covalente

R: É uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, causando uma atração mutua entre eles. É realizada entre os átomos de hidrogênio, ametais e semi-metais que compartilham entre si pares de elétrons. Sempre que ocorrer ligações covalentes, todos os átomos envolvidos precisam receber elétrons para atingir a estabilidade ou completar sua camada de Valência. As soluções iônicas são boas condutoras de eletricidade.

  1. Ligação metálica

R: É a que se estabelece entre os metais. Os átomos metálicos possuem baixa eletronegatividade e grande tendência a perderem elétrons da última camada, transformando-se em cátions. Em condições normais de temperatura e pressão, a ligação metálica confere a substancia um alto ponto de fusão e vaporização, além de densidade superior a outras ligações químicas. Mesmo quando no estado liquido fornece outras propriedades como maleabilidade, ductilidade, brilho e alta condutividade elétrica.

Questão 2: Para cada tipo de composto abaixo forneça pelo menos quatro propriedades(característica)de cada um.

  1. Compostos iônicos

R: Possuem pontos de fusão e ebulição elevados. Isso se deve a intensidade das ligações que são fortes pela grande diferença de eletronegatividade, fazendo com que a ligação seja difícil de romper para atingir tais pontos. Um exemplo é o cloreto de sódio;

São sólidos devido à disposição do seu arranjo cristalino;

São compostos duros, ou seja, que impõem resistência, mas podem ser ao mesmo tempo maleáveis e dúcteis;

Conduzem eletricidade quando dissolvidos em agua. Existe presença de íons, ou seja, cargas negativas e positivas que permitem a passagem de corrente elétrica.

  1. Compostos Covalentes

R: pontos de fusão e ebulição baixos;

A temperatura ambiente pode apresentar-se nos estados: solido, liquido e gasoso.

Na sua forma pura a, a maioria das substancias covalentes não conduz corrente elétrica, isto é, comporta-se como isolante. Uma exceção é a grafita que conduz corrente elétrica;

Tendem a ser mais inflamáveis que os compostos iônicos (carbono e hidrogênio queimam facilmente e são encontrados em grande parte dos compostos covalentes);

Possuem baixa tenacidade, sendo sólidos e quebradiços.

  1. Compostos metálicos

R: a maioria é solida na temperatura ambiente, com exceção do mercúrio;

Possuem altas temperaturas de fusão e ebulição;

Conduzem eletricidade (elétrons livres);

São insolúveis em água, possuem brilho, são maleáveis e dúcteis.

Questão 3: Defina o que é uma liga metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.

R: Uma ligação metálica é a mistura de dois ou mais metais, ou de metais com não metais, mas sempre com a predominância dos metais. As ligas podem ser formadas pela mistura dos metais no estado liquido e posteriormente resfriamento. Exemplo:

Liga

Composição

Aço

Fe e C

Aço inoxidável

Fe, C, Cr e N

Bronze

Cu e Sn

Passo 2 – Pesquisar como é realizada a obtenção do cloreto de sódio (sal de cozinha) a partir da agua do mar e sua utilização como matéria prima em processo produtivo (indústrias).

R: O sal de cozinha é obtido através de um processo continuo de evaporação da agua do mar. Ele sofre ação do sol e de ventos, para a precipitação dos diversos sais e obtenção do NaCl, que é muito solúvel em agua.

Sua utilização na indústria surge para diversos fins, como produção de NaOH, produção de papel, cloro gasoso, tecidos, cosméticos, tinturas, remédios, soro fisiológico, entre outros.

Questão 4: Quais indústrias utilizam matérias primas obtidas a partir do cloreto de sódio?

R: Indústrias de sabão e detergentes, carbonato de sódio, cloro entre outros.

Questão 5: Explique por que o cloreto de sódio é um composto iônico.

R: Os compostos iônicos, quando solúveis se dissociam na forma de íons, ou seja, cátions (Na+) e ânions (Clˉ) e tornam-se bons condutores de eletricidade.

Questão 6: pense, pesquise e responda: A agua do mar rica em cloreto de sódio é excelente condutora de eletricidade, mas por que o sal de cozinha solido não conduz corrente elétrica?

R: (Na+) + (Clˉ)       NaCl[pic 1]

Por ser um composto formado por um acido e uma base, tem como característica a condução de eletricidade quando em solução aquosa. No estado solido, os átomos (Na e Cl) são agrupados no reticulo cristalino, não havendo cargas (no caso íons) para fazerem o transporte de energia.

Questão 7: Reunir com sua equipe e faça um resumo de como é produzido o ferro, mencionando os minerais que são usados nessa extração.

R: Para a produção do ferro, primeiro o minério é extraído da natureza, onde é encontrado em grande abundancia, na forma de diversos minérios. Na obtenção do ferro, geralmente é usada a hematita. Apos limpeza das impurezas é feita a dosagem das matérias primas, como minério de ferro granulado, fundentes, coques, entre outros.  A obtenção do ferro acontece em um forno denominado alto-forno, onde estas matérias primas são despejadas, e submetidas ha altíssimas temperaturas, resultando num processo denominado como gusa, também conhecido como redução (reação de retirada do oxigênio da matéria prima). O seu produto, ferro gusa é a matéria prima principal para fabricação do aço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com