TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligação química

Tese: Ligação química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2014  •  Tese  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 14

Governo do Estado do Rio Grande Norte

Secretária do Estado da Educação da Cultura e dos Despotes – SECD

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Faculdade de Ciências Exatas e Naturais - FANAT

Departamento de Química - DQ

Campo Mossoró, Br-110, KM-46 - Rua Antonio campos, s/n. Costa e silva

CEP 59.633-010 Mossoró-RN-FONE:(084)3315-2177-Ramal 177-Fax: 3312-2177

Relatório da Prática Experimental Básica

Título: Ligações Químicas

Curso de Licenciatura em Química

Mossoró-RN

Setembro de 2013

ALUNOS:

Hallyson Galdino marques

Lucas lima

Gregore Gustavo

João Bezerra de Alexandria

Titulo: Ligações químicas

Este trabalho é requisito da disciplina de Química Geral Experimental Básica do professor Dr. Cláudio Lopes de Vasconcelos

Mossoró-RN

Setembro de 2013

AULA PRÁTICA

Título: Ligações químicas

1-Assunto: Ligações químicas: Iônicas e covalentes

2-Objetivo: Ver os conceitos envolvidos nas ligações químicas secundárias e exemplificar com experiências simples que possam ser facilmente compreendidas como as ligações atuam. Aprender a diferenciar substâncias iônicas, moleculares ou covalentes e metálicas baseadas nestes conceitos.

3.Introdução:

3.1 - Ligações iônicas:

Ocorrem quando um ou mais elétrons são transferidos da camada de valência de um átomo para acamada de valência de outro. O átomo que perde elétrons torna-se um íon positivo (cátion), o átomo que ganha elétrons torna-se um íon negativo (ânion), a ligação iônica resulta da atração entre íons de cargas opostas.

Exemplo: formação de uma substância iônica entre lítio e flúor.

3Li 1s2 2s1

9F 1s2 2s2 2p5

Observa-se que a partir da distribuição eletrônica o lítio possui 1 elétron na ultima camada e o flúor possui 7 elétrons na sua camada de valência, com isso conclui-se que se o lítio ceder um elétron para o flúor, os dois átomos obterão configurações estáveis (semelhante aos gases nobres).

Uma vez formados os íons Li+ e F-, eles irão se atrair devido as suas cargas opostas, formando assim uma ligação iônica.Utiliza-se o símbolo de Lewis para ilustrar a transferência de elétrons que ocorre durante a formação de um composto iônico:

3.2 - Ligações covalentes:

A ligação covalente resulta do compartilhamento de pares de elétrons entre os átomos. A força de ligação resulta da atração entre esses elétrons compartilhados e os núcleos positivos dos átomos que participam da ligação. Considere por exemplo a formação da molécula H2 a partir de dois átomos de hidrogênio. À medida que os átomos se aproximam uns dos outros, elétrons isolados 1s de cada um dos átomos começa sentir atração dos núcleos, quando examinamos as trocas de energia, o que é justificado pelo fato dos átomos ficarem juntos, pois os elétrons aproximam-se de outros núcleos positivos e são por estes também atraídos.

Quando dois átomos de hidrogênio compartilham um par de elétrons seus spin são emparelhados. Esse é um importante aspecto da ligação covalente, cada átomo de hidrogênio completa sua camada de valência adquirindo uma estrutura de Lewis como:

Frequentemente utiliza-se um traço representando a ligação da maneira como esta representado por: H – H. Esta é uma ligação simples, também é possível que o átomo compartilhe dois ou três pares de elétrons.

Em ordem crescente de força de ligação temos:

3.3 - Ligações secundárias:

As ligações secundárias são forças intermoleculares fracas da ordem de 1 a 20 Kcal/mol que atuam entre duas ou mais moléculas, essas são, porém capazes de determinar as propriedades químicas das substâncias, ou até mesmo permitir a condensação dos gases.

- Principais tipos:

Íon dipolo: Atração entre um íon e uma molécula que forma um dipolo.

Dipolo-Dipolo: Quando duas moléculas polares podem se atrair eletrostaticamente.

Dipolo-Dipolo induzido: Quando um campo carregado eletricamente é colocado próximo a um neutro, induz neste uma separação de cargas (repulsão) e consequentemente a formação de um dipolo.

Forças de dispersão de London: Mesmo as moléculas neutras têm em determinado momento os elétrons deslocados para uma de suas extremidades o que induz uma polarização nas moléculas vizinhas e com elas interagem formando dipolos e induzindo nos dipolos.

3.4 - Ligações de hidrogênio:

As interações de hidrogênio são um tipo de forte ligação que estabelece entre hidrogênios e átomos pequenos e fortemente eletronegativos como o flúor, o oxigênio e o nitrogênio, este tipo de ligação é a mais forte dentre as ligações secundária, existe fundamentalmente nos estados sólidos e líquidos e é capaz de alterar os pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com