TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações Quimicas

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

  [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Curso: Química

Valor do Relatório: Pontos

Disciplina: Química Inorgânica Experimental I

Data do Experimento: 01/04/16

Professor(a):

Recebido em: 15/04/2016

Alunos(as):

Matrículas

Experimento N° 3  – Ligações Químicas

Introdução

Alguns átomos são estáveis, ou seja, pouco reativos. Já outros não podem ficar isolados. Precisam se ligar a outros elementos. As forças que mantêm os átomos unidos são fundamentalmente de natureza elétrica e são chamadas de Ligações Químicas.

A ligação química, sendo a combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade está intimamente ligada ao rearranjo da estrutura eletrônica, ou melhor, dos elétrons dos átomos dentro de uma nova molécula.

Resultados e Discussão

A prática foi dividida em 5 partes.

Parte 1 – Em um cadinho de porcelana foi colocado uma pequena quantidade de cloreto de sódio e levado para aquecer durante 10 minutos. O processo foi repetido, substituindo o cloreto de sódio por cloreto de calcio.

NaCl – Não funde após os 10 minutos.        CaCl2 – Funde após os 10 minutos.

O fato deles serem compostos iônicos significa que eles têm um elevado ponto de ebulição. Tanto o cloreto de sódio quanto o cloreto de cálcio se fundem ( e apesar da massa molar do cloreto de cálcio ser maior que ao cloreto de sódio ) nesse caso, ocorre que energia da rede cristalina (depende da carga dos ions pois quanto maior a carga  menor é sua energia reticular, ou seja , a energia da rede cristalina é maior no NaCl ( Na+) comparado ao CaCl2(Ca2+) , logo o ponto de fusão do NaCl é maior.

Parte 2 – Em outro cadinho, foi adicionado uma pequena quantidade de sacarose e 2 mL de Ácido Sulfúrico P.A

C12H22O11 → 12 C  + 11 H2O

O ácido sulfúrico concentrado é muito higroscópico, ou seja, tem uma capacidade de absorver água. Em contato com a sacarose, o ácido vai promover uma desidratação, retirando moléculas de água da sacarose e deixando apenas o carbono (na forma de carvão). A  fase líquida é constituida pela mistura de água + ácido sulfúrico.  O vapor que liberado é vapor de água, já que se trata de uma reação exotérmica.

Parte 3 – Dividida em seis tubos

Água Destilada

Hexano

Ácido Oxálico

Cloreto de Sódio

Sulfato de Cobre

Parte 4: Em um cadinho de porcelana foi adicionado sulfato de cobre hidratado, em seguida aqueceu-se o cadinho por 10 minutos.

CuSO4*5H2O  CuSO4+ 5 H2O 

Devido ao aquecimento, o Sulfato de Cobre sofre desidratação passando da coloração azul para branco acinzentado.

 

Parte 5 – Foi adicionado uma pequena quantidade de Iodo em um tubo de ensaio. Em seguida, o tubo foi aquecido, forçando a transformação de estado físico do Iodo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (272.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com