TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ligações químicas e compostos inorgânicos da química PLT

Tese: Ligações químicas e compostos inorgânicos da química PLT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 2

Passo 1 – Fazer a Leitura sobre as ligações Químicas e sobre os Compostos Inorgânicos do PLT de Química.

Passo 2 – Discutir com os colegas da equipe, após a leitura do passo anterior, a frase “o aço pode ser substituído pelo alumínio”. Elaborar um comentário, escrevê-lo e apresentá-lo ao professor no relatório parcial do 1º bimestre.

Primeiramente, aço e alumínio são metais totalmente distintos. As principais vantagens do aço são a resistência mecânica, baixo custo e abundância de matéria prima na natureza (ferro e carbono). Contudo tem como desvantagem a alta densidade (consequentemente o grande peso) e a ocorrência da oxidação (ferrugem).

O alumínio tem como vantagem a baixa densidade, flexibilidade e o fato de quase não ocorrer oxidação. Porém não é muito abundante na natureza e sua produção é cara.

Claro que algumas características citadas acima podem ser encaradas como vantagens ou desvantagens, de acordo com as necessidades de cada projeto.

Passo 3 – Analisar o esquema da obtenção de materiais a partir da bauxita:

Pesquisar e responder:

Que produtos podem ser obtidos a partir da bauxita?

Detergentes, alumínio, dessecante e talco.

-um zeólito artificial composto por alumina (usado em catalise) de estrutura porosa, utilizado na indústria química (detergentes);

-alumínio (desdeaeronáutica a utensílios de cozinha);

-sílica-gel (usado como dessecante);

-dióxido de titânio é usado como componente de diversos produtos como, por exemplo, o talco.

Escrever o nome das substâncias inorgânicas que aparecem no esquema e classificá-las em ácidos, bases, sais ou óxidos.

Substâncias Naturais Inorgânicas

Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.

O sal de cozinha (ou cloreto de sódio) é uma substância inorgânica presente em nosso dia a dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e se for consumido moderadamente contribui para a manutenção da nossa saúde.

Metais (obtidos a partir dos minerais) como o ferro, o cobre e o alumínio são empregados na produção de chapas, barras e utensílios domésticos.

Os zeólitos, zeólitas ou zeolites [dos termos gregos zein (ferver) + lithos (pedra)] constituem um grupo numeroso de minerais que possuem uma estrutura porosa. O termo foi aplicado pela primeira vez pelo mineralogista sueco Axel Fredrik Cronstedt depois de observar que, após o aquecimento rápido de um mineral natural, as pedras começavam a saltitar à medida que a água se evaporava. Usando as palavras gregas significando "pedra que ferve", chamou este material zeólito.

O alumínio é um elemento químico de símbolo Al de número atômico 13 ( treze prótons e treze elétrons ) com massa atômica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica. Entretanto, mesmo com o baixo custo para a sua reciclagem, o que aumenta sua vida útil e a estabilidade do seu valor, a elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção reduzem sobremaneira o seu campo de aplicação, além das implicações ecológicas negativas no rejeito dos subprodutos do processo de reciclagem, ou mesmo de produção do alumínio primário.

A Sílica Gel é um poderoso agente desumidificante e desidratante de extrema eficiência, simplicidade de uso, atóxico e baixíssimo custo, mundialmente recomendado para proteção de produtos, objetos e materiais diversos, contra umidade e a oxidação aérea.

Sua utilização assegura a integridade dos produtos e materiais, preservando características e propriedades originais até a utilização ou consumo, pois os mantêm protegidos da ação nociva da umidade residual, oxidação e proliferação de fungos.

O dióxido de titânio, também conhecido como óxido de titânio (IV) ou titânia, é um óxido de titânio encontrado na natureza, cuja fórmula química é TiO2. Quando usado como pigmento, é chamado de titânio branco, pigmento branco PW-6 ou CI 77891. É de se notar que este composto é utilizando em uma grande variedade de aplicações, da pintura e do protetor solar ao seu uso

como corante alimentar.

Ácidos: caracterizados pela apresentação da partícula H+; esta partícula confere sabor azedo (do limão, por exemplo), corrói superfícies, queima a pele, etc. Pode ser utilizado de várias formas; juntando-se um ácido e uma base, produz-se um sal e água... ex: HCl + NaOH => NaCl + H2O. Nomenclatura: ácido + nome da partícula + terminação: -ídrico (s/ oxigênio) -> HCl ácido clorídrico, H2S -> ácido sulfídrico; -oso (c/ pouco oxigênio (O2, O3, por exemplo) H2SO3 -> ácido sulfuroso, HNO2 -> ácido nitroso; -ico (c/ muito oxigênio (O3, O4, depende da substância) -> H2SO4 -> ácido sulfúrio, HNO3 -> ácido nítrico.

Bases: caracterizadas pela apresentação da partícula OH-; esta partícula confere o sabor de "sabão", dissolve gorduras, entre outros; juntando-se um ácido e uma base, produz-se um sal e água... ex: HCl + NaOH => NaCl + H2O. Nomenclatura: hidróxido de nome da partícula que acompanha OH- -> NaOH: hidróxido de sódio, KOH -> hidróxido de potássio, etc.

Sais: formado por todas as outras partículas que não H+ nem OH-; o sal de cozinha, por exemplo, é um sal (NaCl), têm sabor salgado, conduzem eletricidade, quando aquosos, são obtidos pela equação de neutralização citada acima (ácido + base = sal + água). Nomeclatura: nome do ânion + nome do cátion; -eto (mesma regra de -ídrico); -ito (mesma regra de -oso); -ato (mesma regra de -ico): NaNO2 -> nitrato de sódio, CaS -> sulfeto de cálcio, CaSO3

-> sulfito de cálcio, CaSO4 -> sulfato de cálcio.

Óxidos: Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outros elementos. Nos óxidos, o elementos mais eletronegativo é o oxigênio. Os compostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com