TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEDIDAS DE pH INDICADORES pH E SOLUÇÃO TAMPÃO

Por:   •  1/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Nesse experimento analisou-se medidas de pH e indicadores. Indicadores são substâncias que mudam de cor na presença de íons H+ e OH- livres em uma solução, e justamente por esta propriedade são usados para indicar o pH, ou seja, como o próprio nome já diz, os indicadores indicam se uma solução é ácida ou básica.

Existem vários tipos de indicadores, por exemplo o papel tornassol: através do papel tornassol vermelho ou azul, este tipo de papel ao entrar em contato com uma determinada solução muda de cor. Exemplo: O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha. Isso ocorre porque os íons reagem mudando o arranjo dos átomos. O papel tornassol vermelho em contato com uma base muda da cor vermelha para a azul. A Solução de fenolftaleína: È um indicador sintético que ao se dissolver em água se ioniza originando íons. Os íons liberados são H+ e OH- que estabelecem um equilíbrio em meio aquoso. Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio. Por outro lado, se o meio for básico, a solução de fenolftaleína se torna rosa podendo ir do rosa claro ao rosa escuro). Existe um aparelho específico para medir pH chamado pHmetro, geralmente é encontrado somente em laboratórios.

1.1 OBJETIVOS

Verificar o pH das substâncias utilizando vários tipos de indicadores usando o pHmetro;

Verificar o efeito de soluções tampão em diversas condições.

PROCEDIMENTOS

2.1 PARTE A

Inicialmente enumerou-se quatro tubos de ensaio, sendo que em um tubo tinha uma solução X, em outro uma mistura Y, e nos dois últimos tubos, soluções de Carbonato de Cálcio (CaCO3), e Cloreto de Zinco (ZnCl2), respectivamente.

Após esse processo, mergulhou-se uma fita de pH em cada um dos tubos e verificou-se a variação de cores. Em seguida, com o auxílio de uma micropipeta, adicionou-se cinco gotas de azul de bromotimol nos tubos preparados acima.

Realizou-se novamente o preparo das soluções e acrescentou-se nos tubos cinco gotas de fenolftaleína.

2.2 PARTE B

Ligou-se o pHmetro e em seguida retirou-se e lavou-se os medidores de pH da solução protetora, e enxugou-se esses mesmo para se retirar o excesso da água. Após, calibrou-se o pHmetro, e foi inserido o medidor de pH e de temperatura na solução de pH 7,01 e esperou-se até que o pH do visor parasse de piscar. Finalizou-se apertando a tecla CFM, para calibrar.

Repetiu-se os mesmos procedimentos, porém inseriu-se os medidores na solução de pH 4,01.

2.3 PARTE C

Após todos os procedimentos de limpeza dos medidores de pH, inseriu-se os dois medidores dentro das soluções que se desejava medir o pH, esperou-se até o medidor se estabilizar, e após se medir o valor do pH de todas as soluções, lavou-se os medidores novamente com água destilada e guardou-se os mesmos dentro da solução protetora.

2.4 PARTE D

Iniciou-se, após a calibração do pHmetro, mediu-se o valor do pH da água destilada, das soluções de HCl 0,01 mol. L-1, Ác. Acético 0,10 mol. L-1, Ác. Acético + Acetato de sódio 0,10 mol. L-1 e HCl 5 x 10-5 mol. L-1.

Após isso, adicionou-se gota a gota de NaOH nas soluções de Ác. Acético 0,10 mol. L-1, Ác. Acético + Acetato de sódio 0,10 mol. L-1 e HCl 5 x 10-5 mol. L-1, e mediu-se novamente o pH das mesmas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 PARTE A

Nesse procedimento observou-se que a fita de pH que foi posta na solução de ácido clorídrico ficou com a coloração rosa salmão, quando adicionou-se o azul de bromotimol a cor mudou para um laranja intenso. A solução de cloreto de zinco com o vermelho de metila adquiriu uma coloração laranja menos intensa.

3.2 PARTE B

Após a filtração, notou-se que os resíduos que ficaram retidos no papel filtro possuíam coloração amarela, característica do chumbo, que por ser insolúvel em água acaba ficando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (573.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com