TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ DAS SUBSTÂNCIAS DO NOSSO COTIDIANO, EXTRATO DE REPOLHO COMO INDICADOR UNIVERSAL DE PH E SOLUÇÃO TAMPÃO

Dissertações: IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ DAS SUBSTÂNCIAS DO NOSSO COTIDIANO, EXTRATO DE REPOLHO COMO INDICADOR UNIVERSAL DE PH E SOLUÇÃO TAMPÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  1.443 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE SANTO AGOSTINHO

DIRETORIA DE ENSINO

CURSO: BACHARELADO EM FARMÁCIA

DISCIPLINA: QUÍMICA ORGÂNICA I

PROFESSOR: Dr. Clécio Dantas

IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ DAS SUBSTÂNCIAS DO NOSSO COTIDIANO, EXTRATO DE REPOLHO COMO INDICADOR UNIVERSAL DE PH E SOLUÇÃO TAMPÃO

Karine Teodora

Letycia Vitória

Luana Vitória

Nathálya Cortês

Sabrina Sergia

Tharcilla Madeiro

RESUMO

No dia-a-dia são utilizadas muitas substâncias que são caracterizadas como ácidos e bases; são identificadas através do pH de cada uma. Em laboratório, utilizam-se o método da titulação para identificar essas substâncias. Com o uso dos indicadores como fenolftaleína e NaOH 5% é possível fazer essa titulação indicando a basicidade das mesmas. Uma outra forma de identificação qualitativa de acidez de substâncias é a utilização do extrato de repolho roxo como indicador e preparando soluções diferentes podemos obter uma escala de ph padrão. Solução tampão são aquelas que impedem a sua variação de pH o qual mantem-se aproximadamente com mesmo valor, mesmo na adição de grandes quantidades de ácido ou de bases. Isso na prática ocorreu com a adição de um comprimido efervescente em uma solução de HCl.

Palavras-chave: titulação; ácido e base; ph; indicador; solução tampão.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................04

2 OBJETIVOS........................................................................................................05

3 PARTE EXPERIMENTAL..................................................................................06

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO..........................................................................10

5 CONCLUSÃO.....................................................................................................13

6 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................14

INTRODUÇÃO

Ácidos são substâncias que têm certas propriedades em comum; neles possuem sabor azedo ou cáustico, facilmente identificado no vinagre, suco de laranja, suco de maracujá, suco de acerola, suco de abacaxi.

Bases são também chamadas de álcalis, faz parte de um outro grupo de substâncias com um jogo diferente de propriedades. Existem muitas bases fracas e inofensivas que utilizamos em nosso cotidiano, dentre elas achocolatado, gelatina, entres outros. Por outro lado, existem também bases fortes e corrosivas tanto quanto os ácidos, como por exemplo: hidróxido de sódio, hidróxido de amônio, etc.

A propriedade mais notável dos ácidos e bases, sem dúvida, é a habilidade que eles têm em mudar a cor de certos vegetais. Os sucos de alguns vegetais e algumas plantas podem funcionar como indicadores de ácido-base (pH), ou seja, indicam quanto ácida ou básica é uma substância. Um exemplo é o extrato de repolho roxo, utilizado também para a construção de escala padrão de pH.

A fenolftaleína e NaOH 5% funcionam como indicadores de substâncias ácidas e básicas. No caso da fenolftaleína quando adicionada a substância ácida ela permanece incolor, porém ao ser colocado NaOH sua coloração alterar para a cor rosa. Na solução básica, apenas fenolftaleína interferirá na coloração da substância, a mesma se tornará rosa.

O processo onde faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência denomina-se titulação. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação.

A necessidade de se obter um controle de pH de substâncias fez surgir o conceito de solução tampão, onde a adição de uma substância a uma solução faz com que esta permaneça com seu pH inalterado.

OBJETIVOS

Os objetivos são:

• Encontrar o pH de cada substância e através do método de titulação descobrir quais substâncias são ácidas e básicas;

• Preparar uma escala padrão de pH com a utilização de extrato de repolho roxo;

• Preparar uma solução tampão.

PARTE EXPERIMENTAL

1. IDENTIFICAÇÃO DA ACIDEZ DAS SUBSTÂNCIAS DO NOSSO COTIDIANO

Materiais e Reagentes:

Béquer

Erlenmeyer de 50mL

Pipeta de 10mL

Bureta de 25mL

Fenolftaleína

NaOH 5%

Suporte universal

Amostras:

Leite longa vida

Leite Pasteurizado

Achocolatado

Vinagre

Suco de laranja

Suco de maracujá

Suco de acerola

Gelatina

Água sanitária

Procedimento

Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com