TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MINERAIS DE TITÂNIO

Trabalho acadêmico: MINERAIS DE TITÂNIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.234 Palavras (17 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 17

MINERAIS DE TITÂNIO

CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2011.

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

BRUNO ULIANO ABÍLIO

RENE DORNEL

MINERAIS DE TITÂNIO

Trabalho sobre minerais de titânio, apresentado à disciplina de Mineração e Meio Ambiente, da 6ª Fase do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, ministrado pelo professor Carlyle Torres Bezerra de Menezes, como requisito parcial para aprovação na disciplina.

CRICIÚMA, NOVEMBRO DE 2011.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................................

2. GEOLOGIA E MINERALOGIA BÁSICA..........................................................

3. MÉTODOS DE LAVRA E PROCESSAMENTO MINERAL....................

4. USOS E APLICAÇÕES...............................................................................

5. ESPECIFICAÇÕES..................................................................................

6. MINERAIS E MATERIAS ALTERNATIVOS.............................................

1.INTRODUÇÃO

O titânio não aparece livre na Natureza. No entanto, combinado com outros elementos é bastante abundante, estando presente na maioria das rochas ígneas e sedimentares provenientes do intemperismo sobre as rochas ígneasportadoras de minerais de titânio.

O titânio é um elemento químico de símbolo Ti, número atômico 22 (22 prótons e 22 elétrons) com massa atômica 47,90 u. Trata-se de um metal de transição leve, forte, cor branca metálica, lustroso e resistente à corrosão, sólido na temperatura ambiente.

O metal titânio é pouco reativo em temperatura ambiente, mas, quando aquecido, forma compostos estáveis, duros e refratários. O titânio é resistente à maioria dos ácidos orgânicos, aos ácidos clorídricos e sulfúricos diluídos, a gases e soluções contendo cloro.

Os óxidos de titânio que apresentam interesse econômico são a ilmenita, o leucoxênio, o rutilo e, mais recentemente, o anatásio e a perovskita. Dentre esses minerais, as principais fontes são o rutilo e a Ilmenita.Encontram-se importantes depósitos de rutilo e ilmenite na Austrália, Argentina, EUA, África Central, Brasil, Canadá, Egito, Índia e Noruega. Os maiores depósitos de rutilo conhecidos situam-se na Austrália.

O titânio foi descoberto na Inglaterra por William Justin Gregor em 1791, a partir do mineral conhecido como ilmenita (FeTiO3). Este elemento foi novamente descoberto mais tarde pelo químico alemão Heinrich Klaproth, desta vez no mineral rutilo (TiO2), que o denominou de titânio em 1795.

2. GEOLOGIA E MINERALOGIA

3.1.1 Mineralogia

O titânio figura entre os dez elementos mais abundantes na crosta terrestre , visto que o Ti4+ está presente em cerca de 45 espécies minerais. No entanto, os depósitos com viabilidade econômicasão escassos. As principais fontes comerciais de titânio são a ilmenita (FeTiO3), o rutilo (TiO2), o anatásio (TiO2) e o leucoxênio.

Ilmenita

A ilmenita é um óxido de ferro e titânio (FeTiO3) com composição teórica de Fe (36,8%), Ti (31,6%) e O (31,6%). A denominação ilmenita tem origem no nome da montanha russa Ilmenski, onde a espécie foi encontrada pela primeira vez. O mineral, quando fresco e inalterado, tem cor preta, com lustre metálico a submetálico.

Em termos de classificação mineralógica, a ilmenita pertence ao subgrupo ílmenita do grupo hematita, cuja fórmula geral é MTiO3, onde o “M” pode ser um dos metais: ferro, magnésio, zinco ou manganês. Pertencem ao mesmo subgrupo, os minerais: ecandrewsita (óxido de titânio, zinco, ferro e manganês); geikielita (óxido de titânio e magnésio) e a pyrophanita (óxido de titânio e manganês).

Os principais minerais acessórios da ilmenita são: zirconita, hematita, magnetita, rutilo, espinélio, albita, apatita, monazita, calcita, microclina, olivina, pirrotita, biotita e quartzo. A transformação do Fe2+ em Fe+3 é comum devido à oxidação do mineral. A forma cristalina da ilmenita altera-se para uma mistura amorfa FeO, Fe2O3 e TiO2, segundo um processo de intemperismo muito lento. A oxidação e, posterior, lixiviação do ferro, pela ação da água, resulta em um aumento do teor de TiO2. O produto final dessa alteração pode ser rutilo, anatásio ou leucoxênio. Este último corresponde a um estágio muito avançado de alteração da ilmenita, apresentando-se como ummineral de cor cinzenta e brilho baço. As espécies resultantes da alteração da ilmenita são conhecidas como minerais secundários de titânio. A ilmenita fresca é solúvel em H2SO4 e HCl, todavia, as formas alteradas são praticamente insolúveis em ácido (Garnar e Stanaway, 1994).

Tabela 1: Principais propriedades físicas da ilmenita.

Propriedades

Ilmenita

Dureza (escala de Mohs)

5,0 a 6,0

Densidade (g/cm3)

4,5 a 5,0

Brilho

Metálico a sub-metálico

Cor

Preta

Transparência

Opaco

Sistema Cristalino

Trigonal

Hábito

Variado (romboédrico, lamelar, maciço, compacto, granular)

Fratura

Conchoidal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com