TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Deposicional Lagoa Formosa

Dissertações: Sistema Deposicional Lagoa Formosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  2.789 Palavras (12 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DEPOSICIONAL DA BACIA DE LAGOA FORMOSA, ALTO PARANAÍBA, GRUPO BAMBUÍ (MG).

Bruno do Nascimento; Carlos Eduardo; Cristiano Lucas Moreira; Felipe Nascimento; Fernando da Silva Alves; Jose Aureliano de O. Neto; Lúcio César Siqueira; Roberth Jardel; Sergio Cordeiro da Luz;

Rose Lane (Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

bruno.nascimento322@hotmail.com; ceoecristo@gmail.com; tianocma@hotmail.com; felipe_fut93@hotmail.com; fernandosalves@live.com; aureliano_on7@yahoo.com.br; rj-vieira@hotmail.com;scordeiroluz@gmail.com

RESUMO: Este artigo aborda o tema processo sedimentar da bacia do São Francisco especificamente a Formação Lagoa Formosa, grupo Bambuí, localizado na região ocidental da bacia (Faixa de Brasília). Na região de Lagoa Formosa, afloram rochas metassedimentares neoproterozoicas compreendendo três associações de litofácies, sendo elas, associação de diamictitos, ritmitos e siltitos. Estas associações são representadas por litologias variadas que envolvem contextos diferentes de deposição. De maneira geral, essas associações litológicas correspondem a uma sedimentação de leque submarino em bacia do tipo Foreland caracterizado por fluxos gravitacionais subaquosos com fluxos de detritos de lama e correntes de turbidez.

Palavras-chaves: Formação, Lagoa Formosa, Grupo Bambuí, Sedimentação, Leque Submarino.

___________________________________________________________________________________________

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

1 INTRODUÇÃO

Bacias sedimentares estão presentes em todos os continentes do planeta e o registro geológico mostra que elas existem desde os primórdios da evolução da terra (Martins Neto, 2006). De acordo com A. UHLEIN et.al (2011) na região de Lagoa Formosa afloram rochas metassedimentares neoproterozóicas relacionadas ao Grupo Bambuí, representadas por diferentes tipos de rochas que auxiliam na identificação dos processos sedimentares da Formação Lagoa Formosa.

De acordo com BAPTISTA (2004) as rochas encontradas nesta região, apresentam uma sedimentação dominada por fluxos gravitacionais subaquosos com fluxos de detritos de lama e correntes de turbidez em uma bacia do tipo Antepaís (Foreland) com formações do tipo leque submarino.

O Grupo Bambuí, em especial o Subgrupo Paraopeba, é representado, na região, por seis litofácies distintas: diamictitos, siltitos, arenitos, conglomerados, jaspilitos e calcários. Estas litofácies formam três associações de litofácies: associação de diamictitos; associação de ritmitos e associação de siltitos.

Desta forma, esse trabalho tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão dos ambientes geológicos e processos sedimentares da bacia de Lagoa Formosa através da caracterização das rochas metassedimentares da região, identificando suas principais fácies, onde as análises de estruturas sedimentares nestas rochas permitirão estabelecer os possíveis ambientes para sua formação.

A relevância desse estudo se justifica pela necessidade de proporcionar melhor entendimento geológico da bacia sedimentar de Lagoa Formosa bem como das rochas que se embasa no local em estudo, para o grupo acadêmico voltado à área da geologia.

2 LOCALIZAÇÃO

A área de estudo localiza-se no centro-oeste do Estado de Minas Gerais (Fig. 1). Insere-se no contexto geológico da porção sudoeste da Bacia do São Francisco, englobando os municípios de Lagoa Formosa, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas. O acesso ao local, a partir de Belo Horizonte, é efetuado através da BR-262 em direção ao Triângulo Mineiro, até o trevo de Patos de Minas. Prossegue-se, então, para norte pela BR-354, por cerca de 90 km, até a cidade de Lagoa Formosa, e mais 17 km até a cidade de Patos de Minas, importante centro comercial da região do Alto Paranaíba. As estradas secundárias que dão acesso às várias localidades da região pesquisada não são pavimentadas, mas se encontram em bom estado de conservação (A. Uhlein et.al, 2011; Baptista, 2004).

Figura 1- Localização da região de Lagoa Formosa, situada ao sul de Patos de Minas e das folhas mapeadas no Projeto CODEMIG-UFMG na região do Alto Paranaíba, com destaque para a localização da Folha Carmo do Paranaíba (Uhlein et al, 2011).

Fonte: Uhlein et,al 2011, p 164,

3 METODOLOGIA

A primeira etapa do trabalho foi à realização de uma série de levantamentos bibliográficos onde foram consultados diversos materiais relativos ao tema proposto. Foram selecionados materiais como artigos, periódicos, dissertações, que possibilitou o início da elaboração do pré- projeto que foi apresentado para turma em data estipulada.

A segunda etapa do trabalho se deu com a busca de um maior numero de material de pesquisa com intuito de fundamentar cada vez mais tal trabalho. Juntamente com o início da elaboração do artigo final foi idealizado o produto, um banner demonstrativo para melhor entendimento do sistema deposicional de Lagoa formosa.

Este artigo contribui com aplicações e conhecimentos das seguintes área de estudos: Pedologia Sedimentar; Cristalografia e Mineralogia; Fundamentos Físico-químicos; Fundamentos de Pedologia e Geoquímica.

Pedologia Sedimentar, como o estudo foi feito em uma região de bacia sedimentar foram encontrados rochas metasedimetares.

Cristalografia e Mineralogia – na região do estudo apresenta sílica, feldspato e oxido de ferro

Fundamentos de Físico-químico – Para descrever as observações da matéria físico-químico falaremos sobre a mineral Calcita; a calcita é um mineral geralmente encontrada em rochas carbonáticas, tendo em sua composição CaCO3 este produto é o fruto dos reagentes CaO + CO2 e através deste mineral fizemos o cálculo de entalpia ∆H como mostra a tabela abaixo.

Compostos Calores de formação (KJ/mol) a 25°C e 1 atm

Ca (OH)2(s) -986,6

CaCO3(s) -1207,0

H2O(l) -285,8

CO2(g) -393,5

Usando os valores da tabela anterior na fórmula da entalpia ∆H= ∑∆Produtos -∑∆Reagentes, a somatória do produto menos a somatória dos reagentes teremos então:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com