TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONTAGEM DE APARELHAGEM – DESTILAÇÃO SIMPLES

Por:   •  20/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 7

  [pic 1]

Química Experimental 1

ATIVIDADE EXPERIMENTAL N° 06: PREPARAÇÃO DE SOLUÇÕES

Luena Santos de Rezende

Priscila Santana Bezerra

Lívia Éven Dias Nascimento

Vitor Emanuel Souza Nascimento

Licenciatura em Química/ 1° Período

Professora: Regivânia Franco

Preparo de Soluções

  1. Introdução

Grande parcela dos métodos de análise química passa pelo preparo de soluções. Por isso, é fundamental ficar a par dos diversos modos de expressar a concentração das soluções, saber trabalhar corretamente com a balança analítica e com as vidrarias utilizadas no preparo de uma solução e fazer os cálculos necessários para o seu preparo. Define-se dispersão como a mistura entre duas ou mais substâncias. [pic 2][pic 3]

A solução é toda a mistura homogênea de duas ou mais substâncias, e é impossível separar o soluto do solvente por processos físicos. As soluções são constituídas por moléculas ou iões. Estas soluções podem ser classificadas de acordo com o estado da matéria, sólido, líquido ou gasoso, de acordo com a condução de corrente elétrica e também de acordo com as quantidades proporcionais de soluto e solvente.

[pic 4]

Para estudo das soluções três aspectos devem ser considerados: quantidade, composição e concentração. A quantidade da solução envolvida em um processo pode ser medida em massa e volume.

A composição de uma solução é a soma total de todos os ingredientes que a compõem, e a concentração de uma solução são as quantidades relativas destes vários componentes.

A cor de uma solução de tinta ou a doçura de uma solução de açúcar depende da quantidade do soluto contida em determinada quantidade da solução (soluto + solvente). Esta relação é denominada de concentração de uma solução.

Sistemas para designar a concentração das soluções:

Sistemas

Notação

Soluções

Aplicações

Percentual

%

Partes por 100(p/p; p/v; v/p; v/v)

Geral

Molaridade

mol/L

[pic 5]

Química

Normalidade

eq./L

[pic 6]

Química

Fração Molar

X

[pic 7]

Física/química

OBS.: Outro sistema comum de expressar concentração é: gramas por litro (g/l) que é a relação entre a massa do soluto em gramas e o volume da solução em litros.

  1. Objetivo

Identificar misturas heterogêneas e separar os seus componentes empregando as técnicas de Decantação, Centrifugação e Filtração.

  1. Materiais e Método:

     3.1-Matériais diversos: béquer de 100 mL, bastão de vidro, funil de decantação, tubo de ensaio, funil de vidro, suporte universal, argola(anel de ferro), funil de buchner, bomba de vácuo, papel de filtro.

        - Reagente/substâncias: água, éter, solução de cloreto de sódio, nitrato de chumbo 0,1 mol/L, solução de nitrato de prata, iodeto de potássio e azul de metileno.

     3.2-Procedimento Experimental

         Experiência 1: Decantação[pic 8]

 1º) Num béquer de 100 mL colocar 60 mL de água, 20 mL de éter etílico e 05 gotas do indicador azul de metileno.

 2º) Observar o sistema formado, transferir para o funil de decantação, agitar levemente, liberando a pressão, deixar decantar e separar cuidadosamente as fases que constituem a mistura.

         Experiência 2: Centrifugação [pic 9]

   Essa experiência foi realizada para separar as misturas dos seguintes reagentes: Iodeto de Potássio do Nitrato de Chumbo e o Cloreto de sódio do Nitrato de Prata.

1º) Em dois tubos de ensaio, indicados para centrifugação, colocar em um tubo de ensaio 1 mL de solução de cloreto de sódio e 1 mL de solução de nitrato de prato e em outro tubo de ensaio colocar 1 mL de solução de Iodeto de Potássio e 1 mL de solução de nitrato de chumbo. Esse procedimento é necessário para a formação de precipitado (fase sólida de uma mistura formada numa reação química). Para se formar deve-se levar em conta fatores como: a solubilidade, as características físicas e a pureza do precipitado.

2º) Centrifugar por cerca de 02 minutos e observar.

3º) Comparar os dois tubos após a centrifugação.

         Experiência 3: Filtração Simples[pic 10]

  Essa experiência foi realizada para separar as misturas dos seguintes reagentes: Iodeto de Potássio do Nitrato de Chumbo e o Cloreto de sódio do Nitrato de Prata.

1º) Num béquer  de 100 mL adicionar com uso de uma pipeta, 10 mL de solução de cloreto de sódio a 1% a 10 mL de solução de nitrato de prata a 1%, agitar e deixar o precipitado decantar por cerca de 5 minutos para efetuar a filtração.

2º) Num béquer  de 100 mL adicionar com uso de uma pipeta, 10 mL de solução de iodeto de potássio a 10 mL de solução de nitrato de chumbo a 1%, agitar e deixar o precipitado decantar por cerca de 5 minutos para efetuar a filtração.

3º)Separar com a utilização de funil de vidro e papel filtro dobrado de acordo com a orientação. Sem agitar transfere primeiro o líquido sobrenadante e em seguida o precipitado. A transferência é feita com o auxilio de um bastão de vidro, recolhendo-se o filtrado em um béquer. A extremidade inferior da haste do funil deve ser encostada na parede interna do béquer usado no recolhimento do filtrado. Não deixar o precipitado secar no papel de filtro durante a filtração, pois se isto acontecer se formarão canaletas na massa de precipitado, o que posteriormente, provocará uma lavagem deficiente do mesmo. Manter durante toda filtração o nível de solução a ¾ da altura do papel-filtro no funil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (398.8 Kb)   docx (85.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com