TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOSTRA PEDAGÓGICA: CIÊNCIAS INTERATIVAS

Por:   •  15/5/2017  •  Artigo  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

MOSTRA PEDAGÓGICA: CIÊNCIAS INTERATIVAS

Túlio Flávio de Vasconcellos1, Maria Naiara Viana Lino1, Nayane Gonçalves de Sales1, Walber Henrique F. Ribeiro2.

1Alunos ID do PIBID Interdisciplinar/UVA; 2 Mestre em Química pela UFC, professor Assistente da Universidade Estadual Vale do Acaraú e Coordenador do PIBID Interdisciplinar/UVA.

Palavras chave: Ensino de ciências, blogs interdisciplinares

INTRODUÇÃO

Segundo Dowbor, 1994, p.113, “a produção do conhecimento, o acesso a ele e o seu domínio já não são privilégios de algumas pessoas ou instituições. O conhecimento hoje se produz em vários espaços e por múltiplos agentes [...] não é preciso ser nenhum deslumbrado pela eletrônica e pelo vídeo para constatar que o movimento transformador que atinge hoje a informação, a comunicação e a própria educação constitui uma profunda revolução tecnológica”.

Levando-se em conta o interesse que os alunos têm demonstrado pelas novas tecnologias, temos que incorporar as mudanças tecnológicas ao ensino, pois a escola tem o papel de preparar o aluno para a realidade da sociedade atual, os professores precisam assumir a função de mediadores nesse processo e promover o uso das tecnologias a favor de aprendizagem. Analisando sobre o compromisso social da escola, é necessário perceber que ela está “formando crianças e jovens para atuarem, profissionalmente, em um novo tempo onde o próprio conceito de trabalho está em jogo: trabalho informatizado, automatizado, escritórios virtuais em tempos reais, de menos deslocamentos e mais interação”, observa Pretto (1999).

É possível usar a ferramenta blog educativo como parceira e incentivadora dos estudos, como uma nova modalidade de interação entre professores e alunos, de prática de leitura e escrita, e como forma de expor os trabalhos escolares, buscando superar práticas antigas, inserindo a informática como uma importante ferramenta tecnológica para a construção do conhecimento, buscando associar as ciências de biologia e química.

OBJETIVOS

Avaliar as possibilidades de utilização de um blog educativo como recurso didático para alunos do ensino médio da E.E.M. Prof. Luis Felipe, como forma de estimular o interesse pelo estudo de ciências, inovando a prática pedagógica e promovendo a interação e socialização dos saberes.

METODOLOGIA

Serão utilizados os recursos  disponíveis  no  blog que permitem as postagens de atividades de publicação e divulgação de imagens, textos, arquivos de vídeos, sons e apresentações, além de incentivar os alunos a trazer assuntos do seu cotidiano, notícias e temas de seu interesse e relacioná-los de acordo com os temas propostos pelas disciplinas de química e biologia, além de podermos adicionar vídeos feitos pelos professores e alunos no cotidiano da escola.

AVALIAÇÃO

A avaliação do impacto da atividade foi feita através da aplicação de questionários, dentro do próprio ambiente virtual, além da avaliação das postagens de materiais didáticos pelos próprios alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com