TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metano

Tese: Metano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  Tese  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

Metano

O Metano, conhecido também como biogás, se classifica como um hidrocarboneto (composto apenas por carbono e hidrogênio).

Propriedades físicas do Metano

O metano é um gás inodoro e incolor, sua molécula é tetraédrica e apolar (CH4), de pouca solubilidade em água, e está contida em quase todos os gases naturais. Quando adicionado ao ar se transforma em mistura de alto teor inflamável. É o mais simples dos hidrocarbonetos

Fontes de gás metano:

• Decomposição de resíduos orgânicos; • Extração de combustível mineral; • Processo de digestão em animais herbívoros; • Extração de combustível mineral • Bactérias

Os resíduos de animais e plantas que se depositam no fundo de rios e mares se transformam em gás metano, como também os alimentos ingeridos por ruminantes. Ao final da digestão, bois e vacas podem exalar um cheiro nada agradável, é o gás metano.

P.F: -182.5 °C

P.E: -161.6 °C

A molécula do metano é sp³.

A molécula do metano apresenta uma estrutura de tetraedro regular, com as quatro nuvens eletrônica em cada vértice e ângulos adjacentes de 109º28’. Visto que a ligação foi realizada entre um orbital s de cada hidrogênio e um orbital hibridizado sp3 para cada ligação, temos então que são quatro ligações sigma s-sp3 (σs-sp3).

A molécula pode ser apolar por dois motivos: as polaridades das ligações são quase nulas (quando há um compartilhamento igual dos elétrons entre diferentes átomos) ou porque as ligações polares estão dispostas na molécula de tal forma que os vetores polaridade se anulam.

Exemplos mais comuns de compostos apolares são as gorduras, óleos e gasolina. Portanto, moléculas apolares são insolúveis em água (hidrofóbicas) a temperatura ambiente.

Na molécula de metano as quatro ligações C–H estão dispostas na geometria tetraédrica em volta do átomo carbono. Cada ligação não tem polaridade muito forte. Além do mais, as ligações são dispostas simetricamente de forma que os vetores polaridade de ligação se anulem e por isso não há dipolos na molécula.

O metano possui ângulo de ligação C - H - C de 109,5º

Reatividade do metano é muito alto

IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS Perigos mais importantes: - O produto pode ser tóxico ao homem e ao meio ambiente se não utilizado conforme as recomendações.

Também conhecido como gás natural ou gás dos pântanos, o metano é um gás representado pela fórmula química CH4, incolor, de odor fraco a levemente adocicado, altamente inflamável, estável, praticamente insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos (álcoois, benzenos, ésteres e gasolina). Trata-se do composto mais simples e abundante do grupo dos hidrocarbonetos.

Hidrocarboneto - Metano O metano se forma a partir da fermentação de resíduos orgânicos pela ação de bactérias, como a decomposição do lixo orgânico nos aterros sanitários, emissão de vulcões de lama, digestão de herbívoros, extração de combustível mineral, metabolismo de certas espécies bacterianas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com