TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização e Aproveitamento Gás Metano em Montes Claros-MG

Por:   •  26/10/2017  •  Artigo  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]



NOME DOS ACADEMICOS

Marcelo Gomes do Nascimento Junior

Lucas Vinicius Martins Batista

Mateus Souza Silva

Utilização e Aproveitamento Gás Metano em Montes Claros-MG

FACULDADES SANTO AGOSTINHO

04/11/2016


Utilização e Aproveitamento Gás Metano em Montes Claros-MG

Trabalho apresentado a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho – FACET, no curso de Engenharia Elétrica – 4° Período – Noturno.

Orientador: Prof. Charles Simões Lacerda

Montes Claros MG

2016

  1. Sumário

1        Introdução        1

2        Materiais e Métodos        1

3        Utilização e Aproveitamento do Gás Metano        1

3.1        Utilização        1

3.2        Aproveitamento        2

4        Objetivo        2

5        Desenvolvimento        2

5.1        O que é o gás metano?        2

5.2        O que pode ser feito na ETE em montes claros?        3

5.3        Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (RAFA)        4

5.4        Vantagens e Desvantagens do Gás Metano        5

5.4.1        Vantagens:        5

5.4.2        Desvantagens:        5

6        Conclusão        6

7        Referencias        7

8        Lista de figuras        7


UTILIZAÇAO E APROVEITAMENTO DE GÁS METANO EM MONTES CLAROS-MG

BATISTA. L.V.M¹

JUNIOR.M.G.N²

SILVA.M.S³

Orientador: LACERDA.C.S¹

Discentes do 4° Período do Curso de Engenharia Elétrica-Faculdades Santo Agostinho

Orientador¹- Professor Faculdades Santo Agostinho- Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros- Especialização Lato Sensu em Física pela Universidade Federal de Lavras e Mestrado em Matemática pela Prontifica Universidade Católica de Minas Gerais.

Resumo

Destacaremos ao decorrer deste trabalho a importância das estações de tratamentos de esgoto, (ETE), de aproveitar através de um sistema que se denomina reatores anaeróbios de fluxo ascendente que é adotada na região a extração do gás metano que é muito mais poluidor que  o gás carbônico. E que, além disto, são grandes fontes produtoras de energias renováveis como termelétrica e exercem funções nas áreas ambientais e sanitárias. São mostradas ainda neste artigo a utilização e aproveitamento do gás metano, sua composição, e suas vantagens e desvantagens.

Palavra-Chave: gás metano, termelétrica, reatores anaeróbios, estação de tratamento de esgoto.

Abstract
We will highlight the course of this work the importance of sewage treatment plants (WWTP), to take through a system which is called anaerobic upflow which is adopted in the region extracting methane gas is more polluting than gas carbonic. And that, moreover, are major producers of renewable energy sources such as fuel and carry out functions in environmental and health areas. yet they are shown in this article use and use of methane gas, its composition, and its advantages and disadvantages.

Key words: methane gas, fuel, anaerobic reactors, sewage treatment plant.


  1. Introdução

          O tratamento de efluente líquidos residenciais conhecidos como esgoto domestico, vem sendo uma grande preocupação, um problema que atinge diversas áreas. Na cidade de montes claros o esgoto domestico chega ate a ETE(Estação de tratamento de efluentes) e passa por vários procedimentos com o objetivo de diminuir o potencial toxico de efluentes antes de ser liberado ao meio ambiente.

          Tendo em vista a necessidade cada vez maior de novas fontes de energia, os estudos do aproveitamento do gás metano para fins energéticos nas ETE se tornaram uma saída para a viabilidade do proposito. O metano obtido como resultado do tratamento de efluentes residenciais nas ETE’s, se devidamente filtrado, representa uma fonte renovável de energia, além de suas funções sanitárias e ambientais. Sendo assim, a produção de energia a partir do biogás vem ganhando importância e sua utilização para fins energéticos representa economia de recursos ambientais, bem como a redução dos poluentes de esgoto e eliminação do metano lançado na biosfera.

           A utilização desse gás é de grande importância tanto para economia também como para o meio ambiente, uma má utilização do gás metano pode gerar  poluição atmosférica, além disso o biogás (gás metano) apresenta um valor energético pode ser utilizado na indústria e ate mesmo na  produção de energia elétricas através das  usinas termoelétricas.

  1. Materiais e Métodos

          A metodologia abordada nesse estudo é o aproveitamento do gás metano que é liberado na ETE(Estação tratamento esgoto) de Montes Claros MG que em si seria um investimento em energia renovável. Através de Antônio Carlos, Engenheiro de Operação do Distrito Regional de Montes Claros obtemos algumas informações sobre a coleta de gás metano que é realizada na região, essas informações foram obtidas via     e-mail  com um questionário contendo cerca de 10 perguntas. Sites e artigo sobre o assunto tendo informações mais atualizadas possíveis foram contidos neste artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (275.3 Kb)   docx (81.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com